A segunda-feira é de cenário de caos em Porto Alegre com o avanço da cheia provocada pelas recentes chuvas no estado e tanto o Beira-Rio quanto a Arena do Grêmio sentem os efeitos disso. Os estádios de Inter e Grêmio seguem inundados, sem a menor condição de receber qualquer tipo de prática esportiva. Os dois clubes suspenderam os treinos dos próximos dias.
Uma cena marcante que viralizou nas redes sociais foi um “passeio” de uma pessoa de jet-ski no interior do Beira-Rio, dando a ilustração do quanto o estádio segue inundado na sua estrutura interna. O mesmo ocorreu com pessoas que percorreram os arredores da Arena de barco.
Ainda não há uma confirmação oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol – CBF -, mas a tendência deste momento é que os jogos entre Inter x Juventude na sexta-feira pela Copa do Brasil e Atlético-MG x Grêmio sábado pelo Brasileirão sejam adiados.
o estádio beira-rio por dentro após a inundação pic.twitter.com/LpfN6i7QJj
— out of context brasileirão (@oocbrsao) May 6, 2024
Estádio Beira-Rio – 06/05 – 10H.
📸 @MaxPeixoto91 pic.twitter.com/kbnxS12Hun
— Max Peixoto 📸🇦🇹 (@MaxPeixoto91) May 6, 2024
Situação desesperadora ao redor da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
— Goleada Info (@goleada_info) May 6, 2024
Arena do Grêmio nesta segunda-feira:
📸 Epa Images pic.twitter.com/Dk2QPex8g4
— Soccer News Grêmio (@soccergfbpa) May 6, 2024
Arena transfere desabrigados
Enquanto o Inter suspendeu o ponto de coleta de doações no Gigantinho por causa do alagamento, a Arena do Grêmio informou nesta segunda-feira que não tem mais condições de receber desabrigados. Cerca de 300 pessoas foram transferidas para outros abrigos com ajuda da Brigada Militar. Veja nota oficial da Arena:
A Arena do Grêmio, que serviu como ponto provisório de abrigo para mais de 500 pessoas afetadas pela enchente em Porto Alegre, enfrenta uma situação crítica. Devido à falta de estrutura adequada, incluindo a ausência de luz e água, a Brigada Militar será responsável por transferir os desabrigados para locais com infraestrutura completa.
O estádio, que se tornou um refúgio temporário para os necessitados, está agora sem condições de manter sua função de abrigo. Permanecerão na Arena apenas os seguranças. O translado das mais de 300 pessoas que ainda estão lá, será todo coordenado pela Brigada Militar, em uma operação que visa garantir a segurança e o bem-estar dos desabrigados. A previsão é que ocorra ainda pela manhã.