Através do seu site oficial, a CBF soltou nota nas últimas horas explicando a realização do jogo entre Grêmio x Bahia na quarta-feira mesmo com muita chuva e previsão de ciclone em Porto Alegre. No texto, a entidade rebate as críticas feitas pelo canal SporTV, que transmitiu in loco a partida com o narrador Milton Leite e os comentaristas Pedrinho e Lédio Carmona em uma das cabines da Arena.
De acordo com a CBF, todo o protocolo foi seguido detalhadamente para a realização da partida e o árbitro Wilton Pereira Sampaio também seguiu as normas da Comissão Nacional de Arbitragem ao deixar para que o delegado da partida fizesse o comunicado à imprensa – por duas vezes, após vistoriar o gramado, Wilton não quis falar com o repórter Fernando Becker, da RBSTV e SporTV.
Milton, Pedrinho e Lédio criticaram a falta de comunicação sobre a realização ou não do jogo e informaram que, em determinado momento, nem os dois times sabiam se teria a partida ou não. Para a transmissão do SporTV, o árbitro deveria, sim, ter se pronunciado à imprensa em meio às vistorias no campo – foram mais de duas entre às 19h e 20h, horário que a bola enfim rolou.
Em campo, o jogo terminou 1×1 no tempo normal com gols de Everaldo para o Bahia e Villasanti para o Grêmio. Nas penalidades máximas, o Grêmio teve Gabriel Grando como herói e avançou à semifinal da Copa do Brasil para pegar o Flamengo.
Confira a nota oficial da CBF sobre a realização de Grêmio x Bahia:
Nesta quarta-feira (12/07), no pré-jogo entre Grêmio x Bahia, na Arena do Grêmio, o SporTV, canal responsável pela transmissão da partida, fez duras críticas quanto à indefinição da realização do jogo, válido pelas quartas de final da Copa Betano do Brasil, em razão de previsões de instabilidade do tempo em Porto Alegre. A Diretoria de Competições (DCO), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ressalta que não há precedentes de cancelamento de jogos em função de previsões meteorológicas.
A Diretoria de Competições da CBF (DCO) seguiu o protocolo corretamente e teve a cautela e a tranquilidade para acompanhar de perto, por meio de seus profissionais que estavam no local, com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol, e do comando do DCO da CBF, a evolução das questões climáticas em Porto Alegre ao longo do dia. É necessário ressaltar que o cancelamento de uma partida de futebol, como a que ocorreu nesta quarta-feira, e que se tratava de uma partida eliminatória da Copa do Brasil, envolve múltiplos atores, que vão da empresa detentora dos direitos da competição e sua grade de programação, passando pela logística dos clubes, segurança pública, segurança interna, além de todos os demais profissionais envolvidos na realização de uma partida de futebol e, principalmente, os torcedores.
A CBF, portanto, tomou a decisão correta, respaldada pelo que determina o regulamento da competição e as orientações da FIFA, em relação ao episódio em questão. Com isso, a partida transcorreu dentro de um ambiente de normalidade, como sempre se vê em jogos do Campeonato Brasileiro, em situações de chuva ao longo do ano.
Comentaristas da emissora também criticaram o árbitro Wilton Pereira Sampaio que, indagado pela reportagem durante e após as inspeções feitas no gramado, não se pronunciou.
A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro agiu corretamente e ressalta que, por respeito ao profissional de imprensa no campo, informou que quem daria as informações seria o delegado de imprensa da partida. Fato esse que aconteceu de imediato, mais uma vez cumprindo corretamente o regulamento de competições e as diretrizes da FIFA.
Leia mais do Grêmio:
- Hoje comentarista, ex-árbitro Paulo César de Oliveira diz que não daria pênalti de Marçal em Bitello