A CBF deu retorno ao Grêmio através de ofício sobre uma reclamação feita pelo clube na derrota de 1×0 para o Bragantino, fora de casa, no final de agosto. Na ocasião, o time gaúcho se sentiu muito prejudicado pela anulação de um gol de Braithwaite em decisão do árbitro Felipe Fernandes de Lima, que não será afastado pelo episódio.
No lance, o árbitro marcou irregularidade na disputa de bola de Diego Caito com os defensores antes da finalização de Braithwaite. O jogo seguia 0x0 neste momento e o Grêmio só levou o gol da derrota nos acréscimos da etapa final.
A ouvidoria da CBF reconheceu erro técnico e de procedimento do árbitro ao interpretar de maneira incorreta a existência de uma falta. A entidade promete seguir trabalhando para qualificar a arbitragem e evitar situações como essa. Para lidar diretamente com esses temas, o Grêmio contratou recentemente o ex-juiz Leonardo Gaciba.
Erro do árbitro gerou revolta de dirigente do Grêmio
Depois da específica partida contra o Bragantino, o dirigente gremista Paulo Pelaipe veio a público reclamar de forma intensa da arbitragem e deu a seguinte declaração no pós-jogo:
“Todas as emissoras não entenderam a anulação do gol do Braithwaite e a CBF precisa explicar. O campeonato precisa de responsabilidade, tanto dos clubes quanto da CBF. Esse árbitro já foi suspenso e traz problemas em todos os jogos que apita. Querem profissionalizar a arbitragem e estão fazendo uma série de coisas, mas aí botam os mesmos árbitros sem capacidade ou sem treinamento. Eles são ruins e incompetentes. E precisam ser punidos”.
No momento, o Grêmio ocupa o 15° lugar da tabela com 28 pontos e vai receber o Vasco, sábado, a partir das 16h, na Arena. O time vem de mais uma derrota de 1×0 fora de casa para o Vitória na última segunda-feira.









