Contratado oficialmente por cerca de R$ 6 milhões pelo empréstimo válido até dezembro de 2022, Miguel Borja chegou ao Grêmio e já concedeu no início da tarde desta quinta-feira a sua primeira coletiva de imprensa pelo clube. Caso esteja regularizado, é possível que fique pelo menos no banco na segunda, 20h, na Arena, contra a Chapecoense.
Na entrevista, Borja relembrou a passagem pelo Palmeiras, revelou ter recebido ligações de Felipão e mostrou total confiança na qualidade do elenco do Grêmio para, o quanto antes, deixar a zona do rebaixamento – o tricolor ainda é o 19° com 7 pontos.
Passagem pelo Palmeiras:
“Disposto sempre estou. Fico tranquilo com o que fiz no Palmeiras. Fui campeão. Tive a chance de ser artilheiro da Libertadores. Deus está me dando uma nova oportunidade de fazer o que sei fazer. É uma linda oportunidade de seguir fazendo história aqui no Brasil”
Barrios e Barcos:
“São grandes artilheiros e fizeram muita história aqui. E eu acho que estou pronto e seguro. Quando cheguei ao Palmeiras tinha 23 anos e agora estou mais maduro. Muitas coisas aconteceram na minha vida que me ajudaram a melhorar. E jogo a jogo espero falar dentro do campo e fazer meu melhor”
Ligações de Felipão:
“Eu acredito que vamos fazer história. O Felipão me ligou e eu também liguei pra ele, eu estou muito agradecido por acreditar de novo em mim. Vamos fazer história, pela mão de Deus, seguramente que sim”
Fase atual do Grêmio:
“Por vezes o começo não vai bem. Mas Grêmio tem elenco pra virar tudo isso que está acontecendo. A história que tem o clube, muito jogador quer vir. Não importa a tabela. Vamos virar isso aí. Tem muito elenco. Quando vejo os jogadores que temos, é muito bom elenco. Vamos virar tudo isso e fazer história”
Interesse de outros clubes:
“Muitas equipes procuraram meu empresário, da América e da Europa. Tinha muito pedido. Quando ele me falou que tem Grêmio, eu disse ‘vamo’. Não só agora, há uns dois-três anos eu já falei isso pra ele. Tem três libertadores, a competição mais difícil do mundo”
Ter confiança para jogar:
“Uma coisa muito importante é a confiança. Do treinador, da diretoria. Já sei que tem muita para mim. Isso foi que aconteceu quando eu fiquei agora na Colômbia, peguei muita confiança e isso também vai acontecer aqui no Grêmio”
O anúncio oficial do Grêmio:
“O Grêmio FBPA oficializa a contratação do atacante Miguel Borja. O atleta de 28 anos, natural de Tierra Alta (COL), assina vínculo até dezembro de 2022, por empréstimo, mantendo prioridade na aquisição.
Borja pertence ao Palmeiras e estava emprestado ao Junior, de Barranquilla, de dezembro de 2019 a junho deste ano.
O jogador começou sua carreira no Deportivo Cali, em 2011, mas despontou para o futebol mundial no Nacional de Medellín, em 2016, quando foi eleito o melhor jogador da América. Fez sua estreia já na fase semifinal da Copa Libertadores, sendo destaque nos duelos diante do São Paulo, com quatro gols em dois jogos. Na decisão, diante do Independiente del Valle, anotou o gol que rendeu o segundo título da competição ao Nacional. Suas boas atuações renderam a convocação para fazer parte do elenco da Colômbia que disputou as Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro e, mais tarde, a Seleção Colombiana principal, disputando partidas contra Chile e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. No início de 2017, foi anunciado pelo Palmeiras. Pela equipe alviverde, conquistou o Campeonato Brasileiro de 2018, sendo emprestado ao Junior de Barranquilla para a temporada de 2020. Pelo clube colombiano, venceu a Superliga do país.
A apresentação oficial será nesta quinta-feira, às 13h30, no CT Luiz Carvalho.”
FICHA TÉCNICA:
Nome: Miguel Ángel Borja Hernández
Nascimento: 26/01/1993
Local: Tierra Alta/COL
Clubes: Deportivo Cali/COL, Cúcuta/COL, Curtuluá/COL, La Equidad/COL, Livorno/ITA, Olimpo/ARG, Indpte. Santa Fé/COL, Nacional/COL, Palmeiras/BRA e Junior/COL
Títulos: Copa Sul-Americana 2015 e Superliga da Colômbia 2015 (pelo Santa Fé); Copa Libertadores 2016 e Copa da Colômbia 2016 (pelo Nacional); Campeonato Brasileiro 2018 (pelo Palmeiras); Superliga da Colômbia 2020 (pelo Junior Barranquilla) e Campeonato Sul-Americano Sub-20 2013 (pela seleção colombiana).