De acordo com publicação desta quarta-feira do jornal espanhol “Mundo Deportivo”, o Barcelona já tem na mesa duas propostas pelo volante Arthur, criado nas categorias de base do Grêmio e destaque do tricolor entre as temporadas de 2017 e 2018 – ganhando a Libertadores no primeiro ano.
As ofertas, segundo a publicação espanhola, seriam da Inter de Milão e do Tottenham. O vínculo atual do brasileiro com o Barça vai até 2024 e, durante a quarentena, iniciou aulas de catalão, dando mostras de que deseja permanecer por mais tempo.
Em uma eventual transferência, o Grêmio só ganhará o chamado mecanismo de solidariedade imposto pela Fifa se não for uma troca simples de atleta. O Barcelona até poderia receber algum jogador do clube comprador, mas pra beneficiar o time gaúcho é necessário um pagamento em dinheiro.
Como Arthur atuou dos 15 aos 21 anos em Porto Alegre, o Grêmio teria direito a 3,25% do valor total da transação. Por aqui foram 70 jogos, com seis gols marcados. O volante foi vendido no meio de 2018 por 40 milhões de euros (cerca de R$ 180 milhões) e tem multa atual avaliada em 400 milhões de euros.