Ainda sem conseguir deslanchar na Série B, o Vasco voltou a se sentir no direito de protestar contra a arbitragem do jogo desta sexta-feira, em São Januário, no empate em 1×1 diante do Brasil de Pelotas. O clube carioca entende que o gol marcado por Daniel Amorim, de rebote, não teve impedimento, mas o auxiliar Cipriano Sousa levantou a bandeira e assinalou a infração, que acabou mantida pelo árbitro Alisson Furtado.
Furtado esperou a orientação do VAR, que não conseguiu estabelecer as linhas que medem o impedimento por “questões técnicas”, segundo a CBF. Assim, a decisão de campo foi mantida e fez o Vasco lembrar da derrota de 2×0 para o Inter, também em casa, na reta final da Série A de 2020. Na ocasião, Dourado fez um gol em posição polêmica e o VAR não fez as linhas por supostamente estar “descalibrado”. O sol foi apontado na época como uma das causas da falha.
“Acabei de ver o lance, ele vem de trás. Não é nem ele que está mais à frente, ele vem de trás. Não tem como marcar um impedimento como aquele. Eu acho que o bandeira foi no protocolo, esperou as linhas, mas, mais uma vez, aqui em São Januário, as linhas não foram traçadas. Já foi na Série A no ano passado contra o Inter. Este ano, em um momento decisivo do jogo houve um erro gritante de arbitragem”, disse o técnico vascaíno Lisca.
O diretor de futebol do clube carioca Alexandre Pássaro prometeu tomar medidas e também citou o jogo diante do Inter:
“Vamos escutar os áudios e a partir disso entender o que a gente pode fazer. Tenho que escolher muito bem as palavras porque serei julgado na terça-feira no STJD. Os únicos punidos são os torcedores e nós. Eles erram tecnicamente e formalmente na questão da análise e do protocolo. No jogo com o Inter, existia o problema do sol. E hoje aparentemente não tinha sol em São Januário. (…) Vamos atrás do direito que nos resta, mas de novo fomos prejudicados”.
Após a derrota diante do Inter, o Vasco chegou a tentar via STJD a anulação da partida, mas não teve o seu pleito atendido. Na Série B, o clube treinado por Lisca é apenas o 9° com 32 pontos. Relembre o lance envolvendo o gol de Dourado: