A eliminação do Grêmio para o Fluminense nos pênaltis nas oitavas de final da Libertadores, na última terça-feira, colocou o técnico Renato Portaluppi no centro de críticas entre torcedores e também imprensa. Deste segundo grupo, o jornalista Breiller Pires, da ESPN Brasil e do site Terra, chegou a chamar o treinador em coluna de “negacionista da bola”.
Para o comunicador, Renato voltou a “terceirizar responsabilidades” após eliminação da última terça-feira e segue tendo “postura arrogante de desqualificar quem o questiona de maneira profissional”, em alusão à discussão que o treinador teve com um repórter durante a coletiva.
“Desde que dobrou a aposta no personagem soberbo, tão seguro de suas convicções a ponto de menosprezar a ciência e o estudo aprofundado do futebol, Renato Gaúcho se comporta como um legítimo negacionista da bola, que depende de uma constante relação conflituosa com a imprensa para vendê-la como inimiga do clube”, escreveu Breiller, no Terra, antes de acrescentar:
“Em vez de colocar o foco em argumentos táticos e didáticos, que ajudem tanto a torcida quanto jornalistas a compreenderem suas escolhas, o técnico prefere a postura arrogante de desqualificar quem o questiona de maneira profissional. Porém, aos poucos esse personagem tem se desgastado e dado sinais de esgotamento”.
Renato não reconhece erro e segue com moral no Grêmio
A escalação gremista com três zagueiros e sem meias de armação, que desagradou os próprios jogadores do time, foi até certo ponto defendida por Renato após a derrota para o Fluminense. Ele não viu nenhum tipo de erro de sua estratégia, mesmo com o placar negativo.
“O Grêmio fez vários jogos com três zagueiros e se comportou bem, construímos vitórias e boas atuações. Não acredito que hoje o time tenha perdido o meio pela escalação que eu coloquei em campo. Mas não estivemos bem no início do jogo, a gente deu espaço para o Fluminense e cometemos alguns erros”, afirmou Renato, momentos depois da eliminação.
Ainda no Maracanã, o presidente Alberto Guerra voltou a falar com a imprensa e foi perguntado exatamente sobre as escolhas de Renato. E sua resposta foi totalmente a favor do treinador:
“Eu sou presidente do clube e confio muito no nosso treinador. Nós temos um dos melhores treinadores do Brasil e da história do Grêmio. Ele é multicampeão e eu confio nas decisões tomadas por ele”, declarou o mandatário gremista.
A próxima partida do Grêmio na temporada é no domingo, diante do Criciúma, às 16h, pelo Brasileirão. Gustavo Nunes, vendido ao Brentford, da Inglaterra, é o principal desfalque. O volante Du Queiroz, por fratura em dedo do pé esquerdo, também fica de fora.
Leia mais:
- Os valores finais da negociação de Gustavo Nunes e quanto o Grêmio vai receber
- Entenda por qual motivo o Grêmio não teve Pepê nem no banco contra o Fluminense