
Na semana do Dia da Consciência Negra, que será comemorado no sábado, 20, o site GZH publicou uma entrevista com o meia-atacante Douglas Costa, do Grêmio, que destacou dois nomes neste combate frequente ao preconceito: o jornalista gaúcho Cesar Fabris, da Rádio Gre-Nal e o técnico Roger Machado, que está sem clube atualmente.
“Gosto bastante do que faz o Cesar Fabris (repórter) que é gaúcho, é negro e representa muito bem. Acho que o Roger (Machado) também é um treinador importante. São pessoas negras fazendo sucesso, vibro muito, porque é nessa tecla que eu bato: nós, como negros, às vezes temos uma dificuldade um pouco maior. Mas não me coloco como vítima da situação e tento ajudar da melhor maneira possível”, declarou o camisa 10 gremista.
Em relação ao seu ídolo negro, Douglas citou o ex-presidente norte-americano Barack Obama como uma grande referência:
“Barack Obama é um dos caras que mudaram realmente o rumo do povo negro. Me interesso por diversos filmes e documentários sobre o racismo, sobre a consciência negra. No esporte, me fascino quando vejo uma história vencedora, ainda mais quando é um negro”, disse Douglas, antes de encerrar:
“Acredito que temos muita força nas redes sociais. Tento entender a melhor maneira de debater, ajudar, compartilhar. Quanto mais pessoas importantes se indignarem de uma maneira positiva para poder ajudar a consciência de todos, melhor. Entrego minha imagem, minha figura e todo o enredo que tenho para poder ajudar”.
Em campo, Douglas Costa segue se recuperando de lesão muscular no adutor da coxa e ainda não deve jogar sábado, 19h, fora, contra a Chapecoense.