Após avaliar que foi pênalti de Abner em Monsalve no primeiro tempo da vitória do Grêmio por 2×1 sobre o Juventude, sábado, na Arena, pela ida da semi do Gauchão, o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha, Diori Vasconcelos, revelou ter ido atrás de informações sobre o porquê do VAR, Douglas da Silva, não ter chamado o árbitro de campo, Jonathan Pinheiro, para uma revisão.
Em coluna publicada no portal GZH, Diori ainda revelou que o presidente da comissão de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol, o ex-árbitro Leandro Vuaden, discordou da marcação e concordou que foi pênalti. Abaixo, algumas explicações do jornalista sobre o que aconteceu na cabine do VAR:
- “Tenho a resposta para essa questão. Ou seja, eu sei o que aconteceu na cabine do VAR e vou detalhar aqui”
- “O posicionamento do árbitro era no bico da grande área, do lado direito de ataque do Grêmio. Havia cinco jogadores entre ele e os protagonistas da jogada. Do seu ângulo, ele percebeu que Monsalve tomou a frente de Abner e que a bola mudou de direção. Ao narrar sua decisão ao VAR, Jonathan Pinheiro afirmou que, para ele, Monsalve ocupou um espaço e que Abner já estava com o chute engatilhado e atinge a bola. Segue o jogo”
- “O bandeira, posicionado lateralmente ao lance, confirmou que o toque de Abner foi na bola. Ele viu a jogada de frente e reforçou a decisão do árbitro, validando a interpretação de que não havia infração”
-
“Na cabine, o árbitro de vídeo Douglas Silva teve acesso a dois ângulos não exibidos na transmissão: a microcâmera dentro do gol e a câmera invertida do fundo de campo. Essas imagens foram decisivas para a não intervenção. O VAR entendeu que Monsalve entrou na jogada dobrando o joelho. Além disso, o frame a frame mostrou o bico da chuteira de Abner tocando na bola antes do contato com Monsalve”
Grêmio promete tomar medidas
O Grêmio, desde já, entende que o campeonato está “manchado” e que uma das únicas formas de recuperar parte do prestígio e da moral da competição é colocando arbitragem de fora do RS nos próximos jogos. Esta é uma das medidas que o clube pretende adotar nos próximos dias até a volta, 16h30, sábado, diante do Juventude, em Caxias do Sul.