Grêmio

Zagueiro que vai gerar R$ 100 milhões ao Grêmio teve saída barrada para clube brasileiro

Decisão tomada meses atrás valorizou Viery e ajuda a explicar o tamanho da negociação com a Fiorentina

Continue lendo após o anúncio

O Grêmio encaminhou a venda do zagueiro Viery para a Fiorentina, da Itália, em uma negociação considerada histórica para o clube. A operação gira em torno de 17 milhões de euros, valor próximo de R$ 100 milhões. Parte da quantia depende do cumprimento de metas previstas no contrato. Os clubes ainda trabalham na revisão dos documentos antes do anúncio oficial.

O desfecho poderia ter sido completamente diferente por uma decisão tomada no final de 2025. Naquele momento, o Botafogo apresentou uma proposta para contratar Viery por empréstimo. O acordo previa uma opção de compra fixada em apenas R$ 6 milhões. A nova direção gremista considerou o modelo insuficiente e barrou a saída. O executivo Paulo Pelaipe, que retornou ao clube junto com a nova gestão, teve voz determinante para barrar o negócio.

Viery ainda tinha pouco espaço no elenco profissional durante aquele período. O defensor terminou 2025 com 12 partidas disputadas e uma assistência. Suas primeiras partidas foram com o técnico Gustavo Quinteros, que o improvisava na lateral pela ausência de outros jogadores no setor. Mesmo assim, o Grêmio acreditava no potencial de desenvolvimento do canhoto. A recusa da saída preservou um ativo que ganharia enorme valorização nos meses seguintes.

+ Provável escalação, onde assistir e horário do jogo do Grêmio neste sábado

Continue lendo após o anúncio

O Botafogo não foi o único clube a tentar levar o zagueiro antes da explosão. O Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, também apresentou uma investida. A oferta incluía 500 mil euros pelo empréstimo e opção de compra de 2,5 milhões de euros. Novamente, o Grêmio decidiu manter o jogador.

Grêmio protegeu Viery antes da valorização no mercado

A estratégia ganhou outro capítulo em janeiro de 2026. O Grêmio renovou o contrato de Viery até dezembro de 2029. A multa para transferências nacionais passou a ser de R$ 64 milhões. Para clubes estrangeiros, a cláusula foi estabelecida em 50 milhões de euros.

Continue lendo após o anúncio

A renovação aconteceu pouco antes da consolidação do defensor com Luís Castro. Viery ganhou sequência, virou titular e passou a atuar pelo lado esquerdo da zaga. O crescimento despertou o interesse de equipes importantes da Europa. Roma, Tottenham, Newcastle, Brighton e Sunderland chegaram a buscar informações sobre o jogador.

A Juventus também tentou aproveitar a valorização do zagueiro durante as conversas envolvendo Arthur. O clube italiano desejava incluir Viery na operação para liberar o volante. O Grêmio recusou novamente porque pretendia receber dinheiro pelo defensor. A postura ajudou a preservar o valor de mercado da promessa.

Viery disputou 27 partidas na temporada de 2026 antes do encaminhamento da transferência. O jogador marcou dois gols e distribuiu uma assistência. Além da força física, chamou atenção pela saída de bola com o pé esquerdo. Esse perfil é considerado raro e valorizado pelos clubes europeus.

A comparação entre as propostas mostra o tamanho da valorização. Em dezembro, o Grêmio poderia receber R$ 6 milhões caso o Botafogo exercesse a opção. Pouco mais de seis meses depois, a operação com a Fiorentina pode ultrapassar R$ 100 milhões. A diferença supera R$ 90 milhões. Até como forma de fazer a reposição desta perda, o Tricolor anunciou o zagueiro Wallace, que chegou do CRB e já treina com os novos colegas em Porto Alegre.

Publicidade

Artigos relacionados

Continua depois da propaganda. Parcerias comerciais e publicidades, envie mensagem WhatsApp para 51 99999-8999