Enquanto comemoravam a vitória de virada por 3×1 na Arena sobre o Grêmio junto à torcida visitante, jogadores reservas do Palmeiras se surpreenderam quando olharam para trás e viram gremistas invadindo o campo já no final do jogo. Um vídeo filmado de cima mostra os atletas paulistas correndo em velocidade para o vestiário:
Provocando lá na frente da Geral são uns leão.
Luiz Adriano é colorado, normal correr pic.twitter.com/mz46rTaLeG
— FBI Tricolor (@FBITricolor) October 31, 2021
Praticamente no mesmo momento, o meia palmeirense Raphael Veiga, autor de dois gols, dava entrevista à TV e precisou interromper para sair de perto dos torcedores gaúchos:
Ver essa foto no Instagram
Grêmio pode receber multa e perder mando de campo
A atitude deste grupo de torcedores pode custar, literalmente, caro ao Grêmio. Segundo o STJD, o tricolor pode perder mando de campo e também ser multado em julgamento. O procurador-geral do órgão, Ronaldo Piacente, ao Globoesporte.com, disse que o episódio se enquadra no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “invasão de campo”, com pena prevista de multa de até R$ 100 mil e perda de mando de uma a dez partidas.
“A questão da perda de mando de campo só é dada quando levada em conta a gravidade nos fatos. Nesse caso óbvio que houve gravidade. Há uma tendência. A Procuradoria vai denunciar. Pretende que o Grêmio seja punido com perda do mando de campo, mas obviamente que eu faço a denúncia e o julgamento cabe aos auditores”, disse o procurador.
Além da invasão ao gramado com quebra da estrutura do VAR e confronto com seguranças, vândalos acessaram o estacionamento do estádio e houve novo confronto com a Brigada Militar. Até este momento, não foram registradas ou divulgadas prisões pelo caso.
Em 19° com 26 pontos, veja os jogos que faltam ao Grêmio no Brasileirão:
Atlético-MG (F)
Inter (F)
Fluminense (C)
América-MG (F)
Bragantino (C)
Chapecoense (F)
São Paulo (C)
Bahia (F)
Corinthians (F)
Atlético-MG (C)
Flamengo (C – ainda sem data oficial)