Empatado em 1×1 no Estádio Bento Freitas, o jogo entre Brasil de Pelotas e Grêmio neste sábado, pelo Gauchão, terminou manchado por novos relatos de racismo. Um vídeo que já circula pelas redes sociais, aliás, mostra um torcedor do time local simulando um macaco em direção aos torcedores gremistas – confira abaixo:
Torcedor do Brasil de Pelotas fazendo gestos de macaco Para a torcida do Grêmio. pic.twitter.com/i0QePdVSwX
— FBI Tricolor (@FBITricolor) January 29, 2022
Depois, no Instagram, o goleiro reserva gremista Adriel, que é negro, postou um profundo desabafo sobre o ocorrido e indicou que também foi alvo de injúrias raciais mesmo sem estar jogando:
“Nunca me posicionei pra falar sobre racismo. Mas hoje ouvi muitas ofensas da torcida adversária, tanto eu como meus companheiros (…) ‘Ei, negão, vira servente de pedreiro’. Triste isso. O mais triste é saber que isso vai acontecer de novo. Está virando palhaçada isso”, lamentou.
Veja o post de Adriel:
Postagem do goleiro Adriel, do Grêmio, após partida em Pelotas contra o Brasil de Pelotas:
“Nunca me posicionei pra falar sobre racismo. Mas hoje ouvir muitas ofensas da torcida adversária, tanto eu como meus companheiros(…) ‘ei, negão, vira servente de pedreiro. Triste isso.” pic.twitter.com/sukLrn876a
— FBI Tricolor (@FBITricolor) January 29, 2022
Em campo, Elias fez de pênalti abrindo o placar para o Grêmio, que não segurou o placar e cedeu o 1×1, ficando com 4 pts na tabela. Na quarta-feira, 16h30, o rival será o São José, na Arena, já com os titulares gremistas em campo.