Uma situação que desde já desperta curiosidade é como a torcida do Grêmio vai se portar em relação ao técnico Renato Portaluppi na outra quarta-feira, dia 20, diante do Juventude, na Arena, a partir das 19h. Em função do momento do time, especialmente pelo futebol apresentado, há um corrente de torcedores que defende vaias, mas, do outro lado, há quem peça apoio neste momento inclusive ao treinador.
No último jogo na Arena, há três semanas, o Grêmio venceu o Atlético-GO de virada por 3×1 com vaias para Renato antes do começo da partida. Ele sofreu a crítica dos torcedores durante o anúncio do seu nome na escalação pelo telão do estádio.
“Eu sou humano, vou errar e vou acertar. Se vou continuar aqui, não depender só do Renato, mas preciso ouvir também o torcedor. A opinião da torcida vai ser fundamental para as minhas decisões. Vocês nunca vão ouvir de mim que quero ir embora do Grêmio”, declarou Renato, depois daquela partida.
Torcida do Grêmio se manifesta
Em longo comunicado oficial publicado nas redes sociais neste final de semana, a Geral do Grêmio garantiu que não está “ameaçando” os torcedores que pensam em vaiar o treinador. Mas, ao mesmo tempo, prometeu “alento” até o final:
“Diante de relatos que circulam nas redes sociais de que torcidas organizadas estariam ameaçando torcedores que pretendem se manifestar contra o técnico Renato Portaluppi no próximo jogo na Arena, a Geral do Grêmio esclarece que seus integrantes não fazem parte de qualquer iniciativa desta natureza”, escreveu a Geral.
“Independentemente da veracidade desses relatos, lamentamos que, em um momento de decisão do campeonato, tenhamos que conviver com episódios que não contribuem para criar um clima positivo para o time. A Geral do Grêmio aproveita para reafirmar o repúdio a atos de violência e reforça que, no próximo jogo (como todos os outros), estará apoiando e alentando até o fim, sempre pelas três cores”, finalizou.
A repercussão entre os torcedores na web
Não me entra na cabeça vaiar o maior ídolo do clube
Vaiar o cara que nos deu o mundo e tirou o jejum de 15 anos
Eu não vaiei nem o bosta do ROGER na arena pra ouvir a torcida vaiar Renato..
Nossa torcida depois da arena nunca mais foi a mesma pic.twitter.com/CZoo5gHLh7
— 🇪🇪 (@livinhocopero) November 7, 2024
Esse perfil se recusa a vaiar Renato. Não quero sua permanência, é bem claro isto, mas vaiar o maior ídolo do clube? Não muito obrigado.
— Fabiano EstreLa™ 🇨🇬 (@_fabianoestrela) November 8, 2024
Grêmio vem batendo TODOS recordes negativos de sua história sob comando do praiero vadio
Mas a culpa nunca é dele
Não pode vaiar não 👍— FORA RENATO (@GRFelipe1) November 10, 2024
Hugo de León e Mário Sérgio também deram ao Grêmio um mundial e nem por isso se tornaram incriticáveis. ambos demitidos por falta de resultado em 2005. De León foi vaiado contra o Guarany-VA logo no 3ºjg do gauchão, mas hj não pode vaiar o Renato que briga contra o Z4. hipócritas https://t.co/kUxthXjq67 pic.twitter.com/MrJxl0DGXK
— Dr. Ferreira (@doutor_ferreira) November 9, 2024
Entendo criticar o trabalho do Renato (que nesse ano tá sendo ruim) e pedir saída no final do ano (inclusive acho que faria bem pra ele e pro Grêmio), isso é do jogo.
Agora VAIAR o maior ídolo do clube, que nos deu o mundo e tirou da fila, aí já é ser pau no cu e ingrato
— Fabrício 🇪🇪 (@PrassFabricio) November 7, 2024
Ir pra série B tá de boas, mas não pode vaiar o renato se n “vai apanhar” fls, vaiamos até o felipão maior treinador da nossa história
— dani 🇪🇪 (@eudan__) November 10, 2024
Obrigação de quem ir na Arena no próximo jogo vaiar o senhor Renato
— Rafael 🇪🇪 (@RafaelMachadoD) November 9, 2024
Sobre vaiar o Renato não critico quem faz e n critico quem n faz. Errado é vc ficar de choradeira quando isso acontece, se não está feliz com o trabalho tem que criticar sim, ele não irá deixar de ser ídolo por causa disso ou vc gostou das atuações contra o Fluminense e Palmeiras
— De Moura Tricolor 1903 (@DeMoura1903) November 10, 2024