O primeiro reforço do Grêmio para a temporada de 2022 deverá ser o zagueiro Bruno Alves, que vinha atuando no São Paulo entre titularidade e reserva no ano que está terminando. A tendência é que ele rescinda o vínculo que tem com o time do Morumbi, e assine com o tricolor gaúcho por dois anos, até 2023.
Inicialmente, as conversas rumavam para um simples empréstimo do São Paulo ao Grêmio, mas os termos mudaram nas últimas horas. Segundo o Globoesporte.com, o São Paulo ainda receberá um percentual caso ao longo dos dois anos o Grêmio venda o defensor.
Alves não é o único jogador que estava no São Paulo que está de malas prontas para defender o Grêmio. O lateral-direito Orejuela, pouco aproveitado no Morumbi na temporada de 2021, também está retornando a Porto Alegre por empréstimo com salários divididos entre os dois clubes.
Ter um reforço para a zaga era prioridade para o Grêmio, que perdeu o zagueiro Ruan vendido ao Sassuolo-ITA, liberou Paulo Miranda e ainda tem Kannemann de fora por cerca de quatro meses pela cirurgia feita no quadril. Restam Geromel e Rodrigues.