
Em evidência pelas atuações recentes do time profissional, os volantes Victor Bobsin e Fernando Henrique tiveram a mão de Thiago Gomes (foto), técnico da transição do Grêmio, para se tornarem jogadores ainda mais completos na posição. Em entrevista à Rádio Pachola, o comandante deu mais detalhes de como funcionou o processo de lapidação e de lançamento dos dois jovens atletas.
Segundo Gomes, o seu objetivo enquanto treinador foi “espelhar” na base o modelo de volantes utilizado no profissional, focando em saída de bola, passe, jogadas curtas e chegadas ao ataque:
+ Jornalista critica desempenho de Alan Patrick no Inter em jogos grandes: “Ele some”
“O Bobsin e o Fernando Henrique tinham uma característica mais de camisa 5. Um dos primeiros objetivos que coloquei era espelhar o modelo do profissional, então fiz eles se tornarem volantes mais participativos, com saída pra área”, disse, antes de aprofundar:
“Trabalhei bastante em cima dos volantes para não ficarem presos na função da marcação, busquei a movimentação, pisar na área. Acredito que eles vêm evoluindo muito”.
Guilherme Guedes ganha elogios
Sem atuar no profissional desde agosto de 2020, em uma partida contra o Novo Hamburgo, pelo Gauchão, na Arena, o lateral-esquerdo Guilherme Guedes voltou ao time de cima na vitória de 3×0 sobre o Santa Cruz na recente final da Recopa Gaúcha e já atuou novamente na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, no 1×1 do time de transição contra o Fluminense pelo Brasileirão de Aspirantes.
+ Jogadores do Grêmio estão descontentes com carga de trabalho de Luís Castro, diz Meneghetti
Os dois jogos em sequência vão demonstrando que as lesões musculares ficaram mesmo no passado, algo que, claro, agrada imensamente o treinador:
“Eu conheço o Guilherme Guedes há quatro temporadas e sempre falei muito bem dele. Como ficou muito tempo parado, ele fez bem sim a partida de ontem (Fluminense) e contra o Santa Cruz. Ele é um jogador muito técnico. A parte ofensiva é o plus dele, ele é um jogador ambidestro. Ontem, inclusive, ele chegou a jogar por dentro como meia, é uma opção que ele nos dá”, colocou, para depois finalizar:
Após longo tempo, Guedes volta a ter sequência de jogos – FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA“O Guilherme Guedes tem muita qualidade, mas a sequência de lesões dos últimos tempos atrapalhou ele no profissional. Ele, tendo sequência, as coisas naturalmente vão acontecer”.
Nova aposta para o futuro
Assim como a direção de futebol, Gomes está apostando bastante no volante Sarará para o futuro. No empate em 0x0 fora com o La Equidad, na Sul-Americaa, o jovem atuou como lateral-direito. A visão no clube é de que ele tem qualidades semelhantes com o futebol de Thiago Santos:
“O Sarará é um volante com capacidade de marcação muito grande como o Thiago Santos. É um cara que não fica passivo na hora de marcar, ele tem imposição física, mas também tem qualidade ofensiva. Ele faz o box-to-box, ele tem capacidade física”, disse.
“Logo o torcedor do Grêmio vai estar acompanhando o Sarará no profissional também”, finalizou.









