Saiu, na noite desta sexta-feira, a decisão do STJD em relação ao pedido de efeito suspensivo do Grêmio para o técnico Renato Portaluppi e para o centroavante Diego Costa. Ambos estiveram diretamente envolvidos na polêmica do jogo contra o Bahia, no primeiro turno, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em que o time gaúcho perdeu de 1×0 pelo Brasileirão.
No despacho, o auditor-relator Maxwell Vieira aceitou integralmente o pedido do Grêmio para Diego Costa e estabeleceu metade da pena do técnico. Assim, são dois jogos de suspensão para Renato. Desta forma, ele não treinará o time neste domingo, 16h, fora, contra o Bragantino. O seu auxiliar Alexandre Mendes será o técnico.
“Desde que a gente teve a notícia da punição, a gente vem trabalhando fortemente com o nosso jurídico para reverter isso e esperamos que o Grêmio consiga o efeito suspensivo para depois recorrer. Não faz sentido o Diego Costa pegar dois jogos e o Renato quatro jogos. Não tem lógica, foi muito pesado. A gente espera essa resposta o quanto antes até pela nossa logística”, lamentou o vice de futebol Antônio Brum, ao canal “4D Esportes”, no começo da semana.
Por que Renato foi punido?
O gancho de Renato tem decorrência por sua atitude de “abandonar” o banco, junto dos reservas, na reta final da derrota para o Bahia na Arena Fonte Nova no primeiro turno, em Salvador. Na ocasião, o treinador denunciou interferência externa do presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, Jailson Freitas, na expulsão de Diego Costa.
Sem Renato, a provável escalação gremista em Bragança Paulista tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi e Villasanti; Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.