Inter

Sport Recife detona ato racista após torcedor do Inter atirar banana em campo: “Repugnante”

Situação aconteceu no fim do empate em 2x2 entre as duas equipes em Porto Alegre

Publicidade:

O empate em 2×2 entre Inter e Sport Recife nesta segunda-feira, no campo do Sesc, em Porto Alegre, ficou marcado pela denúncia por parte do clube pernambucano de racismo vindo das arquibancadas. Segundo relato de profissionais do time visitante, um torceor colorado atirou uma casca de banana em direção ao banco de reservas no segundo tempo.

“Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável. Imediatamente após o lamentável episódio, o diretor de futebol feminino do Clube, Alessandro Rodrigues, dirigiu-se a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e aguarda os desdobramentos do caso, incluindo a responsabilização do envolvido”, relatou o Sport, em nota oficial.

O ato aconteceu depois do Sport empatar pela segunda vez o jogo, já no fim, gerando o empate em 2×2. O item foi imediatamente entregue à equipe de arbitragem, que fez o relato em súmula – veja mais abaixo.

“Eu ouvi o relato das minhas atletas, vi a casca de banana e vamos tomar todas as providências, tanto na esfera esportiva, quanto na esfera judicial. Não dá para tolerar. Toda hora a gente diz que não dá para tolerar e toda hora acontece. Mas o Sport vai fazer a sua parte”, disse Alessandro Rodrigues, diretor do futebol feminino do Sport, ao jornal Zero Hora.

https://twitter.com/bastidoresdilha/status/1906831619044085840

A súmula do jogo

No documento oficial da partida, a árbitra Cássia Franca de Souza relatou o fato da seguinte maneira e citou o arremesso de bananas:

“Fui informada após a finalização da partida pela quarta árbitra e pela atleta n°18, sra. Layza Alves, da equipe Sport Club do Recife, que depois do gol de empate da equipe visitante, foi arremessada uma banana e casca de banana em direção ao banco de reservas da equipe do Sport Club do Recife, alegando que as mesmas foram jogadas por parte da torcida do Sport Club Internacional, que se encontrava atrás do banco de reservas da equipe visitante. Os objetos arremessados foram entregues para a quarta árbitra (Andressa Hartmann)”, escreveu.

A nota oficial do Sport depois do jogo com o Inter

O Sport Club do Recife vem a público repudiar, veementemente, a atitude covarde e racista de um torcedor do Sport Club Internacional, que arremessou uma banana em direção ao banco de reservas rubro-negro durante a partida do Campeonato Brasileiro Feminino, nesta segunda-feira (31), em Porto Alegre.

Esse ato repugnante é uma clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune. O Sport Club do Recife não tolera qualquer forma de discriminação ou preconceito e exige a punição exemplar do responsável. Imediatamente após o lamentável episódio, o diretor de futebol feminino do Clube, Alessandro Rodrigues, dirigiu-se a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e aguarda os desdobramentos do caso, incluindo a responsabilização do envolvido.

Publicidade:

É inaceitável que, em pleno 2025, ainda sejamos confrontados com episódios como esse. O futebol deve ser um espaço de respeito, inclusão e diversidade — nunca de ódio e intolerância. O Sport Club do Recife prestará total apoio às jogadoras e à comissão técnica que foram alvo desse ato racista e reafirma seu compromisso inabalável na luta contra qualquer forma de discriminação.

A nota oficial do Inter

O Sport Club Internacional informa que, diante da gravidade dos fatos ocorridos na tarde desta segunda-feira (31/03), durante o jogo contra o Sport, pelo Brasileirão Feminino, conduziu uma apuração rigorosa que levou à identificação da pessoa envolvida e está tomando todas as medidas cabíveis. O Clube do Povo solicitou, com urgência, as imagens ao local da partida para encaminhá-las aos órgãos competentes, a fim de contribuir com a apuração.

A Instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo. O Sport Club Internacional se solidariza com a equipe do Sport Recife, colocando-se ao seu lado na busca pela apuração dos fatos e no combate à discriminação. O futebol deve ser um exemplo de inclusão e respeito, dentro e fora das quatro linhas.

Confira as últimas notícias do Inter:

Publicidade:

Deixe um comentário

Artigos relacionados