Titular absoluto durante toda a temporada de 2024, exceto quando esteve machucado, o meia-atacante Soteldo ainda tem futuro incerto com a camisa do Grêmio, já que ele é um dos jogadores com contrato encerrando em dezembro. A sua situação, porém, é considerada simples, uma vez que o clube gaúcho tem cláusula com valor de compra fixado junto ao Santos.
O valor é na casa de U$S 5 milhões, cerca de R$ 27,7 milhões, por 50% dos direitos econômicos, em cifras consideradas altas pela direção do Grêmio. De acordo com o repórter Saimon Bianchini, da Rádio Gaúcha, a direção gremista descarta neste momento exercer a compra por este valor, justamente por considerá-lo muito alto.
“Se não me comprarem, também sairei feliz pelo ano espetacular que tive aqui. Eu não sei nada, não recebi nada dos meus empresários. Mas não estou pensando nisso. Estou pensando, junto com os meus companheiros, em tirar rápido o time dessa situação. Pensar lá em cima na tabela. Depois, no final do ano, a gente vê isso. Eu estou tranquilo, feliz, minha família está feliz. Se me comprarem, vou ficar feliz. Se minha família está feliz, eu também estou”, disse Soteldo, depois da vitória sobre o Flamengo na Arena.
Assim que definir a sua situação no Brasileirão, o Grêmio passará a tratar dos casos dos jogadores com contrato até dezembro. A partir disso, entrará em contato com o Santos para definir a situação de Soteldo. O Peixe vem lutando pelo acesso à Série A e no momento não conta com o venezuelano para a próxima temporada.