
Uma das novidades do Brasileirão de 2025 é a regra estabelecida contra a “cera” dos goleiros. Desde a primeira rodada, os árbitros estão autorizados a marcarem escanteio para o time adversário se o arqueiro ficar com a bola por mais de oito segundos. A punição ainda não foi executada, mas um levantamento feito pelo site Globoesporte.com mostrou que os jogadores seguem ganhando um tempo a mais antes da reposição.
O goleiro do Grêmio, Tiago Volpi, brilhou com grandes defesas na vitória de 2×1 no sábado, na Arena, sobre o Atlético-MG, mas, segundo esta pesquisa, ele descumpriu a nova regra “em algumas oportunidades”, ficando com a bola por mais de oito segundos.
“O goleiro Tiago Volpi, do Grêmio, infringiu a regra em algumas oportunidades. Em uma delas (aos 25 do segundo tempo), ele ficou com a bola por 12 segundos, sem ser advertido por Raphael Claus”, diz levantamento do GE.
Antigamente, a regra previa uma punição ainda pior caso os goleiros ficassem com a bola por seis segundos. Neste caso, os árbitros deveriam marcar tiro livre indireto. Como isso raramente era aplicado, a Fifa ampliou para dois segundos no tempo e alterou a punição para um escanteio.

Tiago Volpi brilhou pelo Grêmio
Especialmente nos primeiros 20 minutos do jogo deste sábado, Volpi mostrou serviço com defesas que evitaram gols praticamente certos do Atlético-MG. O desempenho do arqueiro gremista deu força para o time reagir e posteriormente vencer por 2×1, largando bem no Brasileirão.
“A gente sabia das dificuldades, enfrentamos uma equipe de muita qualidade que é o Atlético-MG. Lógico que a gente sabe que não será todo jogo que vamos contar com o Volpi inspirado, como foi nesse começo, que nos salvou. É trabalhar para que isso não se repita. Hoje o importante era buscar os três pontos na nossa casa”, destacou o volante gremista Edenilson.
Confira as últimas notícias do Grêmio:
- Grêmio contabiliza prejuízo e vê Arena sofrer danos em dia caótico em Porto Alegre
- Wagner Leonardo cai nas graças da torcida do Grêmio e se manifesta após a estreia