Grêmio

Muricy explica como fez o São Paulo tirar a vantagem do Grêmio no Brasileirão de 2008

Tricolor gaúcho de Celso Roth liderava o campeonato, mas deixou escapar

Dos três títulos consecutivos do Brasileirão pelo São Paulo em 2006, 07 e 08, Muricy Ramalho considera que o último foi o mais marcante e também o mais difícil. Na época, segundo ele, o elenco já estava “abandonado” pela diretoria depois da queda para o Fluminense na Conmebol Libertadores e para piorar, em termos de tabela, chegou a estar 11 pontos atrás do líder Grêmio.

“O mais difícil dos três foi o de 2008. Eu falei isso na época: os dirigentes abandonaram o time depois que caiu da Conmebol Libertadores. Foram saindo vários jogadores, não veio mais ninguém, ficamos só alguns caras que estavam encostados. Mas como eu sou muito determinado, eu juntei toda a turma que tinha e convenci os caras que poderíamos buscar. A direção nem ia mais nos treinos. Estávamos atrás do Grêmio e tiramos 11 pontos”, relembrou Muricy, em entrevista ao jornalista Duda Garbi.

Da reta final do primeiro turno até o término do campeonato, porém, o São Paulo se acertou novamente com os jogadores que ali estavam e trilhou uma arrancada até ultrapassar o Grêmio, que na época era treinado por Celso Roth.

+ Como era a escalação do Grêmio na última vez que um goleiro marcou gol

“O que eu mais usei na época é que a reação foi com jogadores que não vinham jogando. Eu passei muita confiança para eles. Eu dizia que eles poderiam fazer o que os outros fizeram nos anos anteriores, que eu acreditava neles e que eles tinham condições. Isso eu fazia bem na minha carreira, que era fazer o jogador acreditar que era possível. Eu tinha muito atleta encostado, de lado, eu passava confiança. Falava que era a chance da vida deles”, acrescentou Muricy.

Como era aquele Grêmio?

Depois de cair para o Juventude no Gauchão e para o Atlético-GO na Copa do Brasil do mesmo ano, o Grêmio decidiu manter Celso Roth e conseguiu surpreender no Brasileirão. O time tinha nomes como Victor, Rever, Jean, Paulo Sérgio, William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco, Douglas Costa, Perea, Reinaldo, Marcel, entre tantos outros.

Saiba mais:

Tite avalia risco de demissão no Flamengo e comenta suposto interesse do Grêmio
  • Diego Costa cai na gargalhada e revela aposta com Edenilson durante Grêmio x Flamengo
  • ⚽ Fique por dentro de Grêmio e Inter!

    Receba vídeos, lances e notícias direto no WhatsApp. Escolha seu time e entre no grupo!

    Artigos relacionados

    Bloqueador de anúncio detectado

    Para continuar acessando nossos artigos gratuitamente, considere desativar o bloqueador de anúncios. Valorizamos o oferecimento de conteúdo gratuito, mas os anúncios são nossa principal fonte de receita para manter esse serviço. Sua compreensão e apoio fazem toda a diferença. Obrigado!