O Santos deixou a zona do rebaixamento e colocou o Inter no seu lugar ao vencer o Vasco por 3×0, neste domingo, em São Januário, pela 23ª rodada do Brasileirão. Gabigol, Willian Arão e Luan Peres marcaram os gols no segundo tempo. Com o resultado, o Peixe chegou aos 25 pontos, enquanto o Colorado, que tem 23, caiu para a 17ª colocação antes de entrar em campo nesta segunda-feira em casa diante do Remo.
A mudança aconteceu pois Santos e Vasco começaram o confronto com 22 pontos, um a menos do que o Inter. O time paulista precisava vencer para ultrapassar o Colorado e conseguiu abrir dois pontos de vantagem. O Mirassol, que também iniciou o domingo com 23, permanece à frente do Inter pelo número de vitórias. Assim, mesmo se perder para o Flamengo ainda neste domingo, não será ultrapassado pelo time gaúcho neste momento.
O Santos também alcançou o Grêmio em 25 pontos e passou o rival gaúcho no saldo de gols depois da derrota gremista por 3×0 para o Atlético-MG. O efeito mais importante para o Inter, porém, está na outra ponta: o time de Paulo Pezzolano passa a ocupar a primeira posição dentro da zona do rebaixamento exatamente na véspera de um confronto direto.
Em São Januário, o primeiro tempo terminou sem gols, embora o Santos tenha criado oportunidades importantes. Gabigol desperdiçou uma chance ao receber em boas condições dentro da área, enquanto Caballero acertou o travessão já perto do intervalo. O Vasco também teve volume ofensivo e tentou pressionar principalmente pelos lados.
A partida mudou completamente na segunda etapa. Pouco depois de o Vasco acertar a trave, o Santos abriu o placar aos 22 minutos. Rony fez a inversão, Rollheiser deu sequência de cabeça e Gabigol entrou na área para finalizar de canhota e superar Léo Jardim.
A vantagem santista cresceu aos 31. Neymar cobrou falta para dentro da área, Léo Jardim afastou mal de soco e a bola encontrou Willian Arão antes de entrar. Quatro minutos depois, outra cobrança de falta de Neymar terminou no terceiro gol. O goleiro vascaíno espalmou e Luan Peres aproveitou o rebote para fechar o 3×0.
Inter precisa pontuar contra o Remo para sair do Z-4
A pressão agora passa diretamente para o Beira-Rio. O Inter recebe o Remo nesta segunda-feira, às 20h, no último compromisso colorado pela 23ª rodada. O confronto já era tratado internamente como fundamental, mas ganhou um peso ainda maior depois da vitória do Santos.
O Colorado entra no jogo com 23 pontos. O Remo tem 22 e também luta diretamente contra o rebaixamento. A matemática deixa o cenário bastante claro: um empate já é suficiente para o Inter deixar o Z-4, porque levaria o clube gaúcho a 24 pontos e manteria o adversário paraense atrás, com 23.
A vitória elevaria o Inter a 26 pontos e permitiria ao time não apenas sair da zona, mas ganhar terreno sobre diferentes adversários que estão concentrados na parte inferior da classificação. Já uma derrota teria efeito bastante pesado: o Remo chegaria a 25 pontos, ultrapassaria o Colorado e faria a equipe de Pezzolano terminar o confronto na 18ª posição.
O cenário aumenta a importância de transformar em vitória a sequência recente de evolução destacada pelo próprio elenco. Depois do empate por 0x0 contra o Palmeiras fora de casa, o Inter permaneceu com 23 pontos e conseguiu passar uma semana fora do Z-4. Agora, sem sequer ter entrado em campo nesta rodada, voltou à zona justamente por causa de um concorrente direto.









