O técnico colorado Roger Machado concedeu entrevista para a TV Inter logo depois do sorteio da fase de grupos da Libertadores, que colocou o time gaúcho na mesma chave de Nacional, do Uruguai, Atlético Nacional, da Colômbia e o Bahia. Para o treinador, trata-se de uma competição “extremamente difícil”, que terá o agravante de ser disputada em meio aos jogos do Brasileirão, apertando ainda mais o calendário.
“O Atlético Nacional foi o time que eu enfrentei em 1995 e eu tenho um registro emocional positivo. Conheço o caminho das pedras. O Bahia teve muito investimento recente e é comandado pelo Rogério, que faz bons trabalhos com equipes competitivas. E volta com força à competição continental. E o Nacional com a sua tradição. O Rochet e o D’Alessandro jogaram lá e são referências para ajudar nesta construção”, citou Roger, antes de acrescentar:
“É uma competição extremamente difícil. Os grupos vão se separando com as escolhas dos potes e ficam equipes com tradição. Não há facilidade. As logísticas são diferentes, complicadas, porque o calendário é cheio. Mas independente das equipes que caíram contra nós, isso é Libertadores. É uma competição muito gostosa de disputar. Muito mesmo”.
Para Roger, o recente título gaúcho sobre o maior rival Grêmio, que tirou o Inter de uma longa fila de títulos estaduais, tem tudo para trazer efeitos positivos para a continuidade da temporada:
“Em abril e maio, teremos datas muito apertadas. Precisaremos estar em um alto grau competitivo e de treinabilidade. Eu penso que o título gaúcho serve para afastar questões importantes, que nos últimos anos funcionaram como barreiras no Inter. Uma delas é a energia negativa que retiramos com o fim dessa longa fila de títulos, além de eliminações recentes em casa. Afastamos isso da frente. O nosso estádio cheio é uma arma contra o adversário”, finalizou.
Por que o Bahia está no grupo do Inter?
Treinado por Rogério Ceni, o Bahia integra o grupo do Internacional na Libertadores devido à sua classificação vinda das fases preliminares. Por cair no Pote 4 durante o sorteio, foi possível que dois times do mesmo país fossem alocados no mesmo grupo, uma exceção às regras tradicionais.
No ano passado, Bahia e Inter se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Brasileiro. Na estreia da competição, sob o comando de Eduardo Coudet, o Colorado venceu por 2×1 no Beira-Rio, com gols de Wesley e Fernando. No segundo turno, em Salvador, já com Roger Machado à frente, as equipes empataram em 1×1, com Rafael Borré marcando para o Inter.
A ordem dos jogos do Inter e todos os grupos:
02/04 – Bahia x Inter
09/04 – Inter x Atlético Nacional
23/04 – Inter x Nacional
07/05 – Atlético Nacional x Inter
14/05 – Nacional x Inter
28/05 – Inter x Bahia
Grupo A:
- Botafogo
- Estudiantes (ARG)
- Universidad de Chile (CHI)
- Carabobo (VEN)
Grupo B:
- River Plate (ARG)
- Independiente del Valle (EQU)
- Universitario (PER)
- Barcelona (EQU)
Grupo C:
- Flamengo
- LDU (EQU)
- Deportivo Táchira (VEN)
- Central Córdoba (ARG)
Grupo D:
- São Paulo
- Libertad (PAR)
- Talleres (ARG)
- Alianza Lima (PER)
Grupo E:
- Racing (ARG)
- Colo-Colo (CHI)
- Fortaleza
- Atlético Bucaramanga (COL)
Grupo F:
- Nacional (URU)
- Internacional
- Atlético Nacional (COL)
- Bahia
Grupo G:
- Palmeiras
- Bolívar (BOL)
- Sporting Cristal (PER)
- Cerro Porteño (PAR)
Grupo H:
- Peñarol (URU)
- Olimpia (PAR)
- Vélez (ARG)
- San Antonio (BOL)