
Depois de passar nos pênaltis pelo São Raimundo, em um grande sofrimento na estreia em Roraima, o Grêmio já sabe quem vai ser o seu próximo adversário na segunda fase da Copa do Brasil. O Athletic, de Minas Gerais, se credenciou a pegar o tricolor gaúcho após vencer o Barcelona-BA, fora de casa, por 2×1, na noite da última terça-feira.
Já está definido, também, que o Grêmio duelará contra o Athletic fora de casa. A data ainda será definida pela CBF, mas o jogo acontecerá durante o mês de março. As regras seguem idênticas da primeira fase, isto é, em caso de empate no tempo normal a definição vai para os pênaltis. Na terceira fase, haverá novo sorteio contra a entrada das equipes pré-classificadas e os jogos passam a ser em ida e volta.
Ainda novato no cenário do futebol brasileiro, o Athletic brilhou em 2024 com a campanha de vice-campeão da Série C, o que gerou uma vaga na próxima Série B nacional. Em 2025, porém, a trajetória no estadual mineiro não foi tão boa, sem classificação às semifinais.
Em 2021, o Athletic aderiu ao modelo de SAF, sendo um dos primeiros clubes do país a adotar esse modelo de gestão. Atualmente, o time tem como principal jogador o centroavante Lincoln, que ficou mais conhecido no Flamengo e também passou pelo Cruzeiro.
Roger Silva, ex-Inter, treina o Athletic
Na casamata, o Athletic tem outro nome bem conhecido do futebol brasileiro como o seu treinador. Aos 40 anos, o ex-centroavante Roger Silva está na sua terceira passagem no comando do clube. Como jogador, atuou em diversos clubes, com uma breve passagem pelo Inter no ano de 2018.
Na temporada anterior, Roger se destacou no Botafogo e enfrentou o próprio Grêmio nas quartas de final da Libertadores. Em dois duelos muito equilibrados, o time gaúcho só conseguiu vencer por 1×0, na Arena, com gol de Barrios, se mantendo firme na campanha que viria a gerar o tricampeonato continental.
