Por mais um domingo consecutivo, Renato Portaluppi não deixou a Arena sem antes fazer diversas críticas ao trabalho interno do Grêmio, especialmente por parte da direção no que diz respeito à montagem do elenco. Assim como havia ocorrido no Gre-Nal, ele soltou o verbo na entrevista depois da derrota de 4×2 para o Cruzeiro, que dificultou ainda mais as chances de permanência na primeira divisão.
O repórter José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha, participou da coletiva de Renato e depois fez uma interpretação sobre ela no site GZH. Ele acredita que o grande alvo de Portaluppi é o executivo de futebol Paulo Pelaipe.
Com passagem antiga pelo Grêmio, Pelaipe rodou o Brasil em outros grandes clubes como Flamengo e Cruzeiro até acertar o retorno em dezembro do ano passado. Como executivo, tem o papel de reformular o elenco e contratar jogadores, tendo as suas digitais no grupo montado em 2026.
“Quando Renato faz repetidas críticas contra as contratações feitas pelo Grêmio e não poupa os critérios usados e as pessoas que foram responsáveis, está mirando alguém, seja um ou mais elementos. O treinador nunca citou nomes, mas deixa clara a direção de suas palavras: dirigentes”, iniciou Zé, em texto no portal GZH cujo título é “Renato x Pelaipe: a imagem que ficou da derrota do Grêmio“.
“Paulo Pelaipe é ativo, conhecedor de mercado e esteve como profissional responsável pelo setor no Grêmio desde o primeiro dia da gestão de Odorico Román. Não há dúvida que aí esteja um alvo bem claro para quem quiser criticar o departamento. Renato Portaluppi fez isto. Não citou nomes, mas deixou bons indícios a quem estava se referindo”, acrescentou.
Pelaipe com futuro incerto no Grêmio?
Mais cedo, repercutimos nesta reportagem aqui que uma reunião nesta segunda-feira serviria para debater o rumo do futebol do Grêmio para a reta final de 2026. Renato segue garantido no cargo, mas Paulo Pelaipe e o vice de futebol Rafael Lima poderão ser repensados em seus cargos.
Atualmente no 18° lugar, o Grêmio tem 31 pontos no Brasileirão e vive a sua pior fase desde o começo do campeonato. A próxima partida é na segunda-feira que vem, fora de casa, diante do Coritiba.









