Renato Portaluppi revelou qual orientação dá aos jogadores pendurados do Grêmio em uma reta final na qual qualquer suspensão pode alterar a formação da equipe. O treinador detalhou o tipo de cartão amarelo que considera evitável e explicou que pede cuidado principalmente com reclamações, discussões e atitudes ocorridas quando a bola já não está em disputa.
A declaração ganhou consequência imediata depois do empate em 1×1 entre Remo e Grêmio no Mangueirão. Dodi, que entrou em campo pendurado, recebeu o terceiro cartão amarelo aos 26 minutos do primeiro tempo após cometer uma falta no campo de defesa e está suspenso para o Gre-Nal de domingo, às 17h30, na Arena.
Renato foi questionado na coletiva sobre o que havia conversado com os jogadores que chegaram ao confronto correndo risco de suspensão. Na resposta, diferenciou os cartões provocados por situações normais da partida daqueles que, em sua avaliação, podem ser evitados pelo próprio atleta.
“A gente tem que jogar. O que eu passo de orientação para eles, os jogadores pendurados e mesmo os que não estão pendurados, é que não têm que tomar cartão bobo. Cartão bobo é chutar uma bola longe, ficar discutindo com o adversário, empurrar o adversário, ficar batendo boca com o árbitro. Se numa jogada tiver que tomar o cartão, infelizmente acontece para todo jogador. A gente pede sempre para tomar cuidado e não tomar cartões bobos. No mais, faz parte do jogo”, afirmou Renato Portaluppi.
O treinador não classificou o amarelo recebido por Dodi como “cartão bobo”. O volante foi advertido durante uma disputa de jogo, e a declaração de Renato foi uma explicação geral sobre o tipo de comportamento que tenta controlar entre os atletas.
Grêmio conseguiu preservar outros pendurados para o Gre-Nal
O risco disciplinar já era uma preocupação antes da viagem ao Pará. O Zona Mista havia mostrado que o Grêmio chegaria ao jogo contra o Remo com uma lista extensa de jogadores pendurados, justamente porque o compromisso seguinte seria o clássico contra o Inter.
Dodi acabou sendo a baixa confirmada por suspensão, enquanto os demais jogadores em risco que atuaram não receberam o terceiro amarelo. A ausência obriga Renato a mexer novamente no meio-campo, setor que começou no Mangueirão com Danilo Barbosa, Dodi e Nardoni.
O próprio treinador já havia utilizado a parada da Data FIFA para testar diferentes combinações no setor. Agora, além da necessidade de recuperar fisicamente o grupo após a viagem a Belém, terá de encontrar um substituto para um jogador que começou como titular diante do Remo.
A preocupação com cartões também continuará válida para a sequência do Brasileirão. O Grêmio permanece dentro do Z4 e entra em uma série de partidas tratadas internamente como decisões, cenário em que suspensões podem limitar ainda mais as alternativas de Renato.
O Gre-Nal será disputado às 17h30 de domingo na Arena e já tem arbitragem definida pela CBF. Rodrigo José Pereira de Lima será o responsável pelo apito no clássico.









