Após perder três jogos na fase classificatória do MLS is Back, torneio que marcou a volta do futebol nos Estados Unidos, o técnico holandês Frank de Boer foi demitido na última na sexta-feira (24), pelo Atlanta United. Mas o que o Grêmio pode ter a ver com essa situação?
É que uma lista feita pelo site da liga norte-americana, o MLS Soccer, citou 10 possíveis substitutos, dentre eles Renato Portaluppi.
“É provavelmente a escolha mais criativa. Ele ainda tem contrato com o Grêmio até o fim do ano e nunca trabalhou fora do Brasil. Mas se o Atlanta puder esperar um tempo, pode valer a pena uma investida. Apesar do seu estilo descontraído com o grupo, ele mergulha nas táticas que se alinham bem com o modelo que o Atlanta United adoraria recuperar. Eu não saberia dizer se ele pode ser seduzido e nem se ele sabe falar inglês, mas é pra isso que existem as primeiras ligações”, publicou o jornalista Greg Seltzer, responsável pela matéria.
Como lembrou o repórter, Renato tem contrato com o Grêmio até dezembro e, segundo o seu agente Gerson Oldemburg, o Gauchinho, não há conversa em andamento com clubes do exterior.
“Não recebi contato”, disse, antes de acrescentar: “Não posso achar por ele (Renato). Não sei o que te falar. Não recebi contato”, falou o empresário ao site GaúchaZH.
Desde setembro de 2016, Renato cumpre trabalho no Grêmio de forma ininterrupta, sendo a gestão mais longa entre todos os atuais treinadores da Série A nacional. Neste período, ele reconduziu o time aos grandes títulos como nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores.