Ainda é uma grande incógnita o futuro do técnico Renato Portaluppi, que segue desconversando sobre o seu 2025 a cada coletiva concedida depois das recentes partidas do Grêmio. O que se sabe é que ele e a direção do clube planejam ter uma conversa ao final do Brasileirão visando o planejamento do próximo ano, que pode ser com Portaluppi ou outro na casamata gremista.
Ao mesmo tempo que o mistério segue crescendo, os rumores também passam a surgir com mais veemência e um deles aponta o Corinthians como potencial destino de Renato. Até porque o atual treinador do time paulista, Ramón Díaz, não tem presença assegurada na equipe para a temporada que vem.
“Para 2025, se de fato Renato não ficar no Grêmio, ele é um nome forte no Corinthians. Seu trabalho é bem avaliado e é um profissional observado para a virada do ano. Por enquanto, o que existe é isso. Na metade do ano foi feita uma tentativa, que foi recusada. E agora o seu nome volta a ser discutido. Mas, neste momento, não há negociação em andamento”, explicou o repórter Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha.
No meio do ano, Renato deu uma entrevista citando o interesse de dois grandes clubes brasileiros em seu trabalho. Um deles seria o Corinthians e o outro o Cruzeiro, que apostou em Fernando Diniz após a saída de Fernando Seabra e vai disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Racing.
Renato nunca trabalhou em São Paulo
A curiosidade é que Renato, ao longo de sua carreira como treinador, nunca trabalhou no estado de São Paulo. A maioria dos seus trabalhos foram no Rio de Janeiro, onde já treinou Fluminense, Vasco da Gama e Flamengo. Além do Grêmio, ele também dirigiu o Bahia e o Athletico em outras fases antigas da carreira.
Enquanto não decide o seu futuro, Renato segue focado em melhorar a campanha do Grêmio no Brasileirão, já que atualmente o time é o 11° colocado na tabela com 39 pontos. Nesta sexta, o time empatou em 2×2 fora de casa com o Fluminense e o treinador se manifestou assim em seu Instagram:
Opinião da torcida vai pesar
Sobre uma eventual permanência no Grêmio para 2025, no último ano de gestão do presidente Alberto Guerra, Renato já declarou que a opinião da torcida também vai pesar. Em fato raro, ele teve o seu nome vaiado no anúncio da escalação do jogo passado contra o Atlético-GO, também pelo Brasileirão, em vitória de virada de 3×1.