Renato antecipa titular surpreendente, adianta que jogará no 4-2-3-1 e explica como usará Suárez

Técnico Renato Portaluppi passou mais alguns planos para o time titular do Grêmio

Publicidade

Embora não costume dar pistas de suas escalações, o técnico Renato Portaluppi deu detalhes como pensa o Grêmio de 2023 em entrevista ao site GZH. Contando com o retorno de Ferreira e adiantando o uso do 4-2-3-1, o comandante adiantou que Gustavinho e Everton Galdino, que chegaram agora sem grande alarde, disputarão a vaga da ponta do lado oposto.

“A princípio, jogarei no 4-2-3-1, com variações, dependendo do que estará acontecendo no campo. Posso estar em um sistema e mudá-lo. Dependerá também muito dos jogadores que terei nas mãos”, disse Renato, antes de falar dos pontas:

“Gosto muito de ter outro atacante pelo lado, além desse extrema (Ferreira). Estamos esperando algumas situações se definirem. Até essa situação se definir, vamos começar com o Gustavinho e o Everton (Galdino)”.

Renato fala de posse de bola e de Suárez

O técnico gremista não conseguiu dizer se reemplacará o mesmo estilo de jogo do vitorioso time de 2016 e 2017, mas ressaltou que gosta muito de ter a bola e ditar o ritmo de todas as partidas, dentro e fora de casa:

“A posse de bola, eu valorizo bastante. Por onde passo, valorizo esse estilo de jogo. Mas, para isso, dependo das características dos jogadores. Lá atrás, eu tinha o Maicon, que fazia o time ter a bola. Quanto mais estiver com a bola nos pés, menos perigo vou correr do adversário. A ideia, olha bem, é ter a bola, mas acelerar o jogo. Não gosto de ficar com a bola, ter 80% de posse, daí você vai ver, metade desse tempo, ela ficou nos pés dos zagueiros. Não, com a bola, quero agredir o adversário”, comentou Renato, para depois finalizar sobre Suárez:

“Acho que o mais importante é que quero o centroavante mais próximo da área possível. Quanto mais ele estiver perto do gol, melhor. O Suárez é goleador, da mesma forma que o Diego. Minha ideia é posicioná-los lá na frente. Quando você tem um cara como eles, com a idade deles, para agredir o adversário, tem de usá-lo próximo da área. Quanto mais dentro dela ele estiver, melhor”.

VEJA MAIS: