Em busca de um novo centroavante para reforçar o plantel treinado pelo técnico Renato Portaluppi, o Grêmio vasculha o mercado em busca de opções. E vê, também, alguns nomes serem oferecidos, caso, por exemplo, do centroavante Ramón Wanchope Ábila, de 30 anos, do Boca Juniors.
Reserva no clube xeneize, o jogador foi oferecido e é do agrado da direção do Grêmio, conforme informou o repórter da Rádio Guaíba, Rafael Pfeiffer. No entanto, os altos valores pesam contra o negócio: em torno dos 5 milhões de dólares (R$ 26,1 milhões na cotação atual).
Um possível desenho mais viável ao Grêmio seria o de empréstimo com opção de compra no final do contrato. Nos últimos anos, o clube intensificou esse tipo de contratação, que não é cara no primeiro momento e o investimento final só é feito a partir da produção em campo.
Ábila ficou mais conhecido no futebol brasileiro por sua passagem vestindo as cores do Cruzeiro entre os anos de 2015 e 2017. Por sua característica de jogo, é o legítimo camisa 9 – função hoje exercida por Diego Souza no Grêmio.