Publicidade

Promessa do Inter, Zé Gabriel diz ter sido alvo de racismo no trânsito: “Aconteceria com um branco?”

Titular do técnico Eduardo Coudet, zagueiro fez o relato em entrevista ao Globoesporte.com

Jovem promessa do Inter e titular do técnico Eduardo Coudet desde a venda de Bruno Fuchs ao CSKA, da Rússia, o zagueiro Zé Gabriel, de 21 anos, revelou em entrevista exclusiva ao portal Globoesporte.com ter passado por uma situação recente de racismo no trânsito, perto do CT colorado.

Ele relata que, recentemente, um carro se aproximou e uma pessoa de dentro do veículo anotou a sua placa. Zé questionou se a situação teria ocorrido da mesma forma com uma pessoa branca.

“Eu vim treinar um dia, quando um carro… Não vou falar o que era o carro, mas obviamente… Parou do meu lado e anotou minha placa para ver quem era. Por quê? Qual a necessidade de parar de um lado, eu parado no semáforo, o cara parou um pouco à frente e deu minha placa. Só que assim, eu não estou fazendo nada de errado. Por quê? Isso iria acontecer com um branco? Dificilmente”, comentou.

“É uma coisa que vem de muito tempo. Que já é dos nossos antepassados. Eu sou um cara que quero muito essa igualdade. Mas não dá para ser hipócrita. A gente vive numa sociedade como um todo, que não tem como falar que não existe racismo. Eu mesmo já sofri racismo. A gente torce bastante para que isso passe. Acho que para falar disso, é só quem já sentiu na pele. As pessoas que deveriam pautar, ir à frente da telinha, deveria ser as pessoas que já sofreram. É uma coisa que não vai mudar agora. Acho que dificilmente vai mudar ao longo de anos”, acrescentou o defensor.

Por fim, o jogador citou as suas origens até chegar ao posto que ocupa hoje:

“Eu sei de onde eu vim, eu sei da minha essência, eu sei do meu caráter. Eu sei o que meus pais me ensinaram para o que querem que eu não seja. Eu saí com 12 anos de casa, eu vi as portas abertas para todos os caminhos da vida. Mas eu estava decidido do que eu queria. Eu tive que abrir mão de muita coisa, tive que virar homem na marra. Mas mexe, cara. Mexe um pouco com quem realmente sofre, com quem já sofreu. Mas isso foi uma página virada. Espero não passar por isso novamente dentro dessa situação entre outras”.

Preservado no empate em 1×1 de quarta-feira contra o Palmeiras, Zé Gabriel volta ao time titular do Inter neste domingo, 16h, diante do Bahia, no Beira-Rio – confira os detalhes do jogo aqui.

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas

© 2024