Publicidade

Pressionada, CBF se manifesta sobre lance do gol de Dourado e não constata “erro claro” da arbitragem

Entidade se manifestou através de um comunicado oficial em suas redes sociais neste domingo

Pressionada pelas reclamações do Vasco da Gama, a CBF se manifestou em nota oficial na noite deste domingo se posicionando sobre a falha do VAR, que não conseguiu estabelecer as linhas que medem o impedimento no lance do gol de Dourado – de cabeça, o volante abriu a vitória do Inter por 2×0 sobre o time carioca em São Januário, pelo Brasileirão.

Acompanhe as notícias do Zona Mista em nosso canal do Grêmio e Inter:

No comunicado, a entidade valoriza a decisão tomada pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza em manter a decisão de validar o gol e descarta ter acontecido algum “erro claro” de arbitragem.

A Comissão Nacional de Arbitragem solicitou à empresa Hawk-Eye, responsável pela operação dos equipamentos do VAR, esclarecimentos sobre a questão técnica que prejudicou a utilização das linhas de impedimento em um dos lances do jogo entre Vasco e Internacional, válido pelo Campeonato Brasileiro, realizado neste domingo, dia 14. A Comissão destaca que o lance, do primeiro gol do Internacional, mesmo assim foi checado pela equipe do VAR, não sendo constatado nenhum erro claro da arbitragem de campo. Portanto, conforme os princípios do Protocolo do VAR, foi corretamente mantida a decisão de campo de validar o gol“, diz a CBF.

Nota do Vasco

Irritado, o Vasco chegou a ventilar a possibilidade de abandonar o jogo no intervalo, conforme falou o técnico Vanderlei Luxemburgo em coletiva. O time carioca também soltou nota oficial revelando que vai pedir a anulação do jogo:

“O Club de Regatas Vasco da Gama entrará com um pedido de anulação da partida contra o Internacional, neste domingo (14), em São Januário, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em ofício, assinado pelo presidente Jorge Salgado imediatamente após o término do confronto, e anexado à súmula do jogo, o Vasco afirma que o “VAR disfuncional não anula gol do Internacional em flagrante impedimento”.

“O que presenciamos hoje em São Januário foi mais uma repetição do ultraje que tem sido a atuação da arbitragem da CBF em nossas partidas. Pediram para retirarem uma câmera da Vasco TV, ‘descalibraram’ a linha e ironizaram nosso treinador dizendo que avaliariam as imagens ‘de casa’. Já são 18 apitos contra o Vasco, em uma disparidade desrespeitosa em relação a qualquer outro time da competição. Estou acionando a CBF por telefone hoje para uma reunião esclarecedora. Vamos requerer na justiça desportiva a anulação desse jogo”, declara Jorge Salgado.

O jurídico do Vasco já está reunindo todas as informações pertinentes para acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e buscar os direitos do Clube”.

Tabela

Com a derrota, o Vasco segue desesperado na zona do rebaixamento com 37 pontos em 17° faltando dois jogos para o fim, enquanto o Inter lidera com 69 pontos, um a mais que o Flamengo.

ESPN DIZ QUE SOL ATRAPALHOU O VAR

De acordo com Renata Ruel, analista de arbitragem da ESPN, o forte sol em São Januário prejudicou a ação do VAR:

“A gente vê que tem uma parte do gramado com sombra e uma parte com sol. Do lado que está com sombra, não conseguimos ver a linha. Isso pode gerar um problema para o VAR. Dentro das informações que fui buscar, foi isso que aconteceu nesse lance. O VAR não conseguiu achar a linha lateral para puxar e traçar a linha de impedimento”, disse Renata.

“A linha lateral ficou com uma imagem quebrada. Automaticamente, o VAR não consegue traçar. Ou seja: ele não tem a imagem exata. E isso é problema da ferramenta”, completou.

você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas