
Dirigentes de clubes brasileiros se reuniram em um hotel em São Paulo na manhã desta terça-feira para um debate sobre a Libra, a liga do futebol brasileiro, que, se efetivada, terá como uma das missões a organização do Campeonato Brasileiro. Seis clubes da Série A assinaram um documento que prevê a criação: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Cruzeiro, que está na Série B, também assinou.
O presidente colorado Alessandro Barcellos esteve presencialmente em São Paulo e deu declaração via assessoria de imprensa do Inter após a reunião:
“Acredito que saímos deste encontro mais fortalecidos. Não foi uma imposição de regras, mas um conjunto de princípios que vai nos fazer refletir ainda mais, e assim chegar na reunião do dia 12 com fatos mais concretos. Ninguém deseja uma liga com seis ou oito clubes. Sabemos do interesse e da realidade de cada uma das instituições e de onde podemos chegar, para que o entendimento seja benéfico para todos”, comentou.
Dos times que disputam a Série A do Brasileirão, apenas Juventude e Cuiabá não enviaram representantes. Já o Grêmio, que em 2022 está jogando a Série B, não enviou representante mesmo tendo sido convidado, segundo o site GZH. O presidente Romildo Bolzan pediu para acompanhar de forma virtual.
“Houve uma convocação do Flamengo e dos clubes paulistas. Fui convidado, mas não consegui acompanhar presencialmente ou por vídeo. O Grêmio conhece a documentação e os termos da proposta. Participamos de todos os debates. Nossa posição é de que somos a favor de uma liga negocial, que represente os interesses do clube”, explicou Bolzan ao mesmo site.
O dia 12 de maio representará uma nova reunião para a criação da liga de clubes e ideia é que todos os 40 times entre Série A e B participem.
O portal Globoesporte.com publicou uma lista de dirigentes que estiveram na reunião desta terça-feira:
- Rodolfo Landim (Flamengo)
- Duilio Monteiro Alves (Corinthians)
- Leila Pereira (Palmeiras)
- Marquinhos Chedid (Bragantino)
- Júlio Heert (AvaÍ)
- Andrés Rueda (Santos)
- Mário Celso Petraglia (Athletico)
- Harlei Menezes (Goiás)
- Julio Casares (São Paulo)
- Alessandro Barcellos (Inter)
- Adson Batista (Atlético-GO)
- Jorge Braga (Botafogo)
- Geraldo Luciano (Fortaleza)
- Jorge Salgado (Vasco)
- Marcus Salum (América-MG)
- Sérgio Coelho (Atlético-MG)
- João Paulo Silva (Ceará)
- Matheus Montenegro (Fluminense)
- Juarez Moraes (Coritiba)
- Marco Antônio Eberlin (Ponte Preta)
- Ricardo Moisés (Guarani)
- Gabriel Lima (Cruzeiro)