
Alguns torcedores do Inter se surpreenderam com a forma que os jogadores entraram em campo diante do Juventude, no Beira-Rio, neste sábado, pelo Brasileirão, em função da utilização de “fones”. Na realidade, eram abafadores de ouvido adquiridos por eles, além de um patch especial na camisa, em referência à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo o Inter, a iniciativa é um desdobramento do trabalho desenvolvido pelo projeto Autistas Colorados, criado em 2022 pelo torcedor Jeison Reinheimer. A ação surgiu para dar visibilidade à causa no Clube que, desde sua criação, se destaca em representatividade. O projeto motivou a criação de um espaço inclusivo dentro do estádio Beira-Rio. Após um período de planejamento com a direção colorada, em 2023, foi inaugurada a Sala Inclusiva, destinada ao acolhimento de torcedores autistas nos dias de jogo.
INTER EM CAMPO! 🔥 pic.twitter.com/sWNxh7AVS4
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) April 26, 2025
Em 2024, em parceria com a Diretoria Feminina e de Inclusão, liderada por Tamarisa Lopes, o Autistas Colorados passou a promover as “Rodas de Conversa sobre o TEA”, reunindo profissionais, familiares e torcedores para debater inclusão no futebol. O próximo encontro contará com torcidas inclusivas de diversos clubes gaúchos, como Avenida, Juventude, Caxias e Grêmio. É estimada a participação de 300 pessoas, o que atesta a importância e a recepção do projeto.
Inter em campo
Necessitando retomar as vitórias na temporada, o Inter, que só ganhou do Cruzeiro até agora no Brasileirão, entrou em campo escalado com Anthoni; Nathan, Vitão, Victor Gabriel, Bernabei; Ronaldo, Bruno Henrique, Tabata, Alan Patrick, Wesley; Enner Valencia.