Na mesma entrevista em que reconheceu que tinha “as chaves do CT do Grêmio” durante o seu período comandando o clube, o técnico Renato Portaluppi avaliou que existem muitas pessoas incompetentes trabalhando em cargos importantes na Arena e também em outras equipes nacionais. Para Renato, o futebol é o lugar que mais emprega pessoas sem capacidade.
Renato, livre no mercado desde a demissão do Flamengo no fim de 2021, não quis citar nomes ou a quais dirigentes se referia. Mas indicou que tem muitas pessoas que “não entendem absolutamente nada” com o poder da caneta nas equipes:
“Não posso falar do atual momento do Grêmio. O que está acontecendo lá eu sei. Mas não cabe a mim. De forma geral, o futebol é a profissão que emprega mais gente incompetente no mundo. Muita gente tem o poder da caneta, mas não entende absolutamente nada”, declarou Renato ao Tá na Área, do SporTV.
Vale lembrar que na noite da eliminação para o Del Valle, na pré-Libertadores de 2021, Renato foi duramente criticado pelo vice-presidente eleito Cláudio Oderich. O episódio ajudou na saída do treinador, que, meses depois, ao Bem, Amigos!, também do SporTV, devolveu todas essas críticas. Oderich, desde então, não apareceu mais publicamente em entrevistas.
Renato, recentemente, foi cotado para voltar ao Grêmio quando o cargo ficou vago a partir da demissão de Vagner Mancini. Mas a opção da direção naquele momento foi de buscar Roger Machado, que segue iniciando o seu trabalho.