Responsável direto pela pesquisa, negociação e contratação de Braithwaite, o vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum, contou bastidores das tratativas com o dinamarquês em nova entrevista concedida à ESPN Brasil nesta semana. No bate-papo, onde o dirigente também esclareceu a situação do técnico Renato Portaluppi, ocorreu uma menção positiva do quanto o dinamarquês gosta e se interessa pelo futebol brasileiro, algo vital para o desfecho de sua vinda:
“No caso do Braithwaite, o idioma é um favor que favoreceu muito. E o nosso trabalho de scout não tem condições de monitorar todas as posições do mundo, mas posso te afirmar que centroavantes do mundo desde julho de 2023 a gente olhou todos que eram possíveis de todas as nacionalidades”, começou Brum, antes de ampliar:
“E aí surgiram nomes fora da caixa, como o Braithwaite, que a gente tinha tentado em janeiro, mas não foi possível por ser meio da temporada europeia. Que bom que foi possível. Considero uma grande contratação e já está ajudando muito”.
De acordo com Brum, o fator financeiro não foi nada determinante para a tomada de decisão de Braithwaite, que teve, até então, uma carreira estável no futebol europeu.
“Na questão do Braithwaite, tem um ponto importante que é a admiração dele pelo futebol brasileiro. Ele conhecia muito bem o Brasil, e isso nos ajudou a poder convencer ele. Tem jogadores que pensam só no dinheiro e no conforto maior, mas o Braithwaite é um cara competitivo e ele queria isso para a carreira dele. Ele tinha a vontade de estar aqui no Brasil”.
Renato aprovou Braithwaite no Grêmio
Como ocorre em todas as contratações do clube, Renato recebeu o nome de Braithwaite, analisou e deu o aval para a contratação:
“O Renato gosta de jogador bom. E ele foi muito parceiro desde o primeiro momento que esses jogadores estiveram no nosso monitoramento. É fácil convencer o treinador quando o treinador tem ferramentas, difícil é convencer quando não tem. E o Renato é um grande parceiro e sempre nos ajuda muito”, encerrou Brum.
Até agora, Braithwaite tem cinco jogos e três gols pelo Grêmio, dois na estreia contra o Cuiabá e um no último jogo contra o Atlético-MG na reabertura da Arena. A tendência é que ele siga como titular para enfrentar o Bragantino, fora, no próximo dia 15.
Veja mais:
- Técnico nega ter “chamado” o Atlético-MG para o ataque e critica Grêmio: “Erros infantis”
- Diego Souza detona expulsão de jogador do Grêmio e faz insinuação sobre o VAR