
Com uma sequência intensa de jogos neste momento da temporada, sem tempo para ajustes radicais, o técnico Mano Menezes vem tentando estruturar o Grêmio para melhorar as campanhas nas três competições que disputa: Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil. Porém, o treinador já mira mais à frente no calendário e vê a pausa para o Mundial de Clubes da FIFA, em julho, como a grande oportunidade para realizar ajustes e deixar a equipe ainda mais competitiva para o segundo semestre.
Com isso, algumas mudanças podem ocorrer na volta da pausa, alterando a fotografia da equipe e fazendo com que certos jogadores percam espaço no elenco. Entre os nomes mais citados estão Tiago Volpi, Jemerson e Franco Cristaldo.
Tiago Volpi: atuações irregulares e busca por reforço no gol
Desde sua contratação no início do ano junto ao Toluca, do México, Tiago Volpi vem recebendo críticas por algumas atuações irregulares, e sua titularidade já não parece garantida.
Além disso, o Grêmio já está no mercado em busca de um novo goleiro, principalmente devido à possível saída de Gabriel Grando para o Palmeiras, deixando o clube sem um reserva imediato para a posição.
O nome mais cotado no momento é Matheus Magalhães, jogador do Braga, de Portugal, que está emprestado ao Ajax, da Holanda. Caso o Ajax não exerça sua opção de compra até o final de maio, o caminho fica livre para o Grêmio negociar sua chegada.
Jemerson: reforços na defesa podem mudar titularidade
Atualmente titular absoluto na zaga gremista, Jemerson que é contestado pela torcida, pode perder protagonismo no segundo semestre. Apesar de sua importância, a diretoria entende que o elenco precisa de um zagueiro destro para equilibrar o sistema defensivo, já que a maioria dos defensores disponíveis são canhotos.
Por essa razão, Mano Menezes deseja um zagueiro que atue pelo lado direito, evitando a formação de uma dupla de zagueiros canhotos, algo que ele não vê como ideal para a equipe. Com a chegada de um reforço, Jemerson pode acabar indo para o banco.
Franco Cristaldo: falta de regularidade e possível perda de espaço
Outra possível mudança pode ocorrer no setor de criação, com Franco Cristaldo perdendo espaço para Miguel Monsalve.
O empresário do jogador garantiu recentemente que não há propostas pelo atleta e que sua ausência contra o Godoy Cruz, pela Sul-Americana, foi por conta de fadiga muscular. Porém, Cristaldo não vem sendo muito regular com Mano Menezes, o que abre caminho para Monsalve ganhar mais minutos na equipe.
Além disso, o meio-campo é uma das maiores preocupações do treinador, e reforços podem chegar para esta posição no segundo semestre, o que pode afetar ainda mais o espaço de Cristaldo no time titular.
Grêmio mira ajustes e tenta reagir imediatamente
Com todas essas possíveis mudanças no elenco, o Grêmio busca melhorar o desempenho o quanto antes. O próximo compromisso será neste sábado (21h, no Morumbis) contra o São Paulo, pelo Brasileirão.
Após esse jogo, o Tricolor voltará a jogar na terça-feira, às 21h30, na Arena, contra o CSA, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.