
MUDANÇA
Uma das movimentações internas do mercado brasileiro nesta temporada de 2026 envolveu Bahia e Grêmio, com a ida por empréstimo do atacante Cristian Olivera, o Kike, para Salvador. Inicialmente, o jogador gostaria de deixar Porto Alegre para reforçar o Nacional, do Uruguai, chegando a dizer que isso seria um “sonho” em recente entrevista à imprensa uruguaia.
No entanto, como a negociação com o Nacional não andou, ele acabou se transferindo para o Bahia e se diz muito feliz com a escolha feita. “Muito feliz por estar aqui e com muita vontade de enfrentar os próximos desafios. Estamos juntos, Bahia”, escreveu o jogador no seu Instagram.

“Em Los Angeles, tive uma temporada muito boa. Acho que a confiança que te dão é fundamental. Os jogadores precisam se sentir felizes como me sinto hoje. Os torcedores do Bahia me receberam muito bem, de forma espetacular. Posso retribuir entregando o melhor de mim e suando a camiseta. O ambiente do grupo me convenceu muito a vir. Qualquer jogador gostaria de estar aqui. A adaptação me custou bastante no Grêmio. Mas acho que o que pesou foi a falta de confiança. Aqui encontrei um outro sistema que não havia encontrado. E isso me fez me sentir em casa”, acrescentou Kike em sua coletiva de apresentação nesta quinta.
+ Luís Castro trabalha posicionamento defensivo antes da estreia do Grêmio no Gauchão
Olivera foi um dos principais reforços do Grêmio no princípio de 2025, tendo sido comprado por cerca de US$ 4,5 milhões (R$ 25,6 milhões na época) junto ao Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Depois de um início considerado bom, ele perdeu espaço e ainda foi prejudicado por algumas lesões. Posteriormente, reclamou da reserva e gerou uma série de polêmicas sendo até multado internamente pelo clube.
“O Grêmio FBPA informa que concluiu a cedência do atacante uruguaio Cristian Olivera para o EC Bahia. O atleta terá seu vínculo por empréstimo ao clube baiano até o final de 2026, com opção de compra ao final do contrato”, disse o Grêmio na nota de saída do atleta.
O Grêmio FBPA informa que concluiu a cedência do atacante uruguaio Cristian Olivera para o EC Bahia.
+ Ex-atacante do Grêmio dá palpite sobre o ano e projeta pelo menos duas finais
O atleta terá seu vínculo por empréstimo ao clube baiano até o final de 2026, com opção de compra ao final do contrato.
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 6, 2026
Além de Olivera, o Grêmio também negociou Alysson para o Aston Villa, da Inglaterra, ampliando as lacunas neste setor de ataque. Por isso, a diretoria tabalha no mercado e espera anunciar em breve os atacantes Tetê e José Enamorado.


Acompanhe em tempo real tudo sobre o clube: lances, vídeos, imagens exclusivas, entrevistas, coletivas, curiosidades e muito mais. Basta seguir o nosso canal no WhatsApp e não perder nenhum detalhe.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.








