Grêmio

Bastidores: o que explica o respaldo da direção do Grêmio ao técnico Mano Menezes

Diretoria mostrou confiança no trabalho e garantiu a sua permanência

Quando surgiu ao lado do técnico Mano Menezes na sala de coletivas da Arena, logo depois da derrota de 1×0 para o Sport Recife pelo Brasileirão neste domingo, o vice de futebol Alexandre Rossato ilustrou uma possível mudança de rota no comando do futebol do clube, com eventual comunicado da saída imediata do treinador. Mas o que aconteceu foi exatamente o oposto, frustrando algumas expectativas de torcedores desiludidos com o atual trabalho.

Logo em sua primeira fala, Rossato fez questão de elogiar o “trabalho árduo” de Mano e sua comissão no dia a dia, lamentando apenas os resultados de campo. Para quem acompanhou as manifestações do treinador posteriormente, ficou parecendo que o vice de futebol segue confiando mais no trabalho de Mano do que ele próprio.

+ Detalhes da despedida de Igor Serrote ao Grêmio

“A gente não está contente com os resultados. Mas primeiro quero agradecer aos mais de 35 mil torcedores e pedir desculpas a eles. Essa atuação não representa o trabalho que tem sido feito. Sobre o desempenho do elenco, não nos agrada. Mas a gente vem acompanhando todo o trabalho que está sendo feito e a gente sabe que o resultado vai vir. A comissão técnica trabalha de forma árdua. Essa comissão já nos tirou de situação pior”, alertou o dirigente.

A leitura nos bastidores do Grêmio

O respaldo público dado a Mano Menezes tem uma explicação nos bastidores do Grêmio. Isso porque o clube entende que, neste momento, não há outro treinador disponível no mercado que possa vir e dar resposta superior ao que está sendo feito.

Em outras palavras, os dirigentes – até segunda ordem – ainda entendem que Mano Menezes é o nome mais indicado para resolver os problemas atuais. Há, ainda, um temor de um “replay” de 2021, quando o Grêmio acumulou trocas de técnicos em meio à campanha e foi parar na Série B.

+ Ex-Grêmio, Reinaldo vive fase artilheira no Mirassol e surpreende no Brasileirão

Alberto Guerra vai conversar com Mano Menezes

Nesta segunda-feira, o presidente Alberto Guerra participou de reunião com tema “fair play financeiro” na CBF conversando com a imprensa após o evento. Ele não foi tão enfático quanto Rossato sobre Mano Menezes e projetou se reunir com o treinador a partir da próxima terça-feira.

“Hoje, o Mano é o nosso treinador. Está mantido. Vou sentar com ele, com o pessoal do futebol e faremos as avaliações necessárias. Houve jogos que vimos evolução. Mas ontem foi uma involução. Um dos piores jogos, fiquei muito envergonhado. Não pela derrota, mas pela atuação. Não estava à altura do que a gente se preparou, do que planejamos. Realmente nos coloca numa situação difícil”, declarou Guerra, à Rádio Gaúcha.

É neste contexto de pressão e incerteza sobre o futuro que o Grêmio se reapresenta nesta terça-feira. O foco é a preparação para o jogo do próximo domingo, a partir das 16h, fora, contra o Atlético-MG, sem a presença do suspenso Martin Braithwaite.

Artigos relacionados