Sem Pedro Caixinha, que foi anunciado pelo Santos no começo da tarde desta segunda-feira, o Grêmio já tem um novo alvo dentro do mercado para o cargo de treinador, que está vago desde a saída de Renato Portaluppi após o último Brasileirão. Trata-se do argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros, que se destacou recentemente ao fazer o Vélez Sarsfield ser campeão da Argentina.
O nome de Quinteros começou a ser tratado com mais ênfase desde esta segunda pela manhã, quando o Grêmio se retirou de forma definitiva da negociação com Caixinha. O clube tem pressa e, no melhor cenário, deseja anunciar o novo comandante até esta terça-feira ainda antes do Natal.
Gustavo Quinteros, curiosamente, foi alvo do próprio Santos recentemente, mas o Peixe não conseguiu ter sucesso na negociação e partiu para outras opções até chegar em Pedro Caixinha. O maior obstáculo do Grêmio é o desejo do Vélez em renovar com o profissional por mais um período. O clube argentino acredita ter a preferência da renovação e tem otimismo no desfecho.
Na carreira, Quinteros, hoje com 59 anos, esteve durante grande parte do tempo em clubes bolivianos como Bolívar, Oriente Pretolero e a própria seleção local. Ele também treinou o Equador, times do mundo árabe e os chilenos Universidad Católica e Colo-Colo.
Caso confirme esta contratação, o Grêmio estará quebrando um paradigma de 20 anos sem ser treinado por um profissional nascido fora do Brasil. O último foi Hugo De León, uruguaio, que fracassou no comando do clube em um curto período de 2005. A reapresentação do elenco gremista acontecerá no próximo dia 8 de janeiro.