O Grêmio não vai deixar passar em branco os acontecimentos do jogo de ida da semi do Gauchão contra o Juventude e buscará uma série de medidas nos próximos dias, tentando obter resultados práticos já para o duelo da volta, sábado, 16h30, em Caxias do Sul. Entre ofícios e reclamações, o clube espera, pelo menos, ter acesso ao diálogo no VAR no momento do pênalti não marcado em Monsalve.
“Enviaremos (um ofício) para a Comissão Nacional de Arbitragem para que seja colocada uma lupa no que está acontecendo no Rio Grande do Sul. O Grêmio vai, em última análise, no CPF das pessoas para poder buscar os prejuízos causados. É o que nos cabe. A gente não pode deixar passar essas coisas”, disparou o presidente Alberto Guerra em entrevista à Rádio Gaúcha no domingo.
As polêmicas de arbitragem também mexeram com o grupo de jogadores do Grêmio. Irritado com o árbitro Jonathan Pinheiro, responsável pelo jogo de sábado passado, o volante e capitão Villasanti se disse “chateado” na saída de campo:
“Eu não posso deixar de falar do que aconteceu no primeiro tempo. Cometer um erro desses em uma semifinal não é possível. No terceiro gol ele tentou compensar e mesmo assim atrapalhou a gente. A gente tenta trabalhar para melhorar, mas essas coisas não podem acontecer. Fico chateado. Mas vamos trabalhar para buscar a classificação em Caxias”, citou o paraguaio.
As medidas do Grêmio daqui para frente
Em um comunicado oficial publicado em seu site durante o domingo, o Grêmio avisou que tomará medidas enérgicas em defesa dos seus direitos nos próximos dias. O principal desejo, que enfrenta resistência da FGF, é a escalação de árbitros de fora do Rio Grande do Sul para a sequência do estadual. O site GZH pontuou as seis ações que o clube pretende tomar:
- Marcar reunião com a FGF
- Enviar ofício apontando os erros de arbitragem
- Enviar ofício para a Comissão Nacional de Árbitros
- Ouvir os áudios do VAR dos lances contra o Juventude
- Solicitar arbitragem de fora do Rio Grande do Sul
- Responsabilizar judicialmente os árbitros
Com gols de Braithwaite e Olivera, o Grêmio venceu o Juventude por 2×1 e construiu uma vantagem, ainda que pequena, para o jogo da volta. No sábado, às 16h30, o tricolor terá o direito do empate para obter a vaga na grande decisão.