O repórter Lucas Fontes, do canal do jornalista Fabiano Baldasso, lamentou neste sábado não ter conseguido filmar ao vivo a chegada do ônibus do Grêmio no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, palco do empate em 0x0 com o São Luiz, pela primeira fase do Gauchão. Segundo o comunicador, um funcionário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) o impediu alegando ser contra as regras de direitos de imagem.
Durante a transmissão, Fontes ainda revela que este funcionário relatou ser possível apenas a captação de áudio, o que pouco adiantaria para o seu trabalho de reportagem:
A @OficialFGF e o Sr @HocsmanLuciano acham que mandam na via pública agora !!! pic.twitter.com/6sitvX9DWm
— Repórter Jairo Winck (@jairo_winck) February 19, 2023
Situação em jogo do Grêmio irrita Baldasso
Baldasso, que desde o ano passado também vem cobrindo os jogos do Grêmio, se manifestou de forma contrariada nas redes sociais. No momento do fato, orientou inclusive o seu repórter a registrar ocorrência nas autoridades presentes.
“Funcionário da FGF acaba de tentar impedir o repórter Lucas Fontes de fazer imagens da chegada do ônibus do Grêmio NA RUA. Pedi pra ele fazer um BO na delegacia. Ultrapassou todos os limites a tentativa de coação dos veículos independentes”, publicou Baldasso, antes de acrescentar:
“Ainda sobre os absurdos de ontem, quero passar a decisão do meu canal: qualquer imagem que não seja de BOLA ROLANDO, será transmitida pela minha equipe. Qualquer coisa fora disso é cerceamento e coação e terá repercussões judiciais”.
Oficialmente, a FGF não se manifestou publicamente sobre o caso. As restrições seriam apenas para transmissões ao vivo nas dependências dos estádios. A detentora dos direitos do Gauchão é a RBSTV.
LEIA MAIS:
- “Arrebenta o Suárez”: torcedor do Inter faz “pedido” para jogador do time e recebe resposta
- Foto vazada na web envolvendo Renato Portaluppi e dirigentes anima a torcida; entenda