
Na avaliação do jornalista e comentarista Mauro Cezar Pereira, conforme participação no podcast Posse de Bola, do UOL Esporte, o Grêmio não soube absorver os sinais de encerramento de ciclo dado nas últimas temporadas e ilustrado por derrotas para Flamengo e Santos na Libertadores, além de traumas do próprio ano de 2021, como a derrota para o Palmeiras na final da Copa do Brasil e a queda para o Del Valle na pré-Libertadores.
“O Grêmio nos dois últimos anos conseguiu até chegar em semifinal e final de torneios de mata-mata ainda com resquício de seus melhores momentos de 2017 e até 2018, que o time ainda praticava um bom futebol, por muito pouco não foi a uma final de Libertadores, foi eliminado dramaticamente pelo River Plate. Mas foi surrado pelo Flamengo, surrado pelo Santos, o Palmeiras não tomou conhecimento na Copa do Brasil, ali ficou muito claro, isso já foi em 2021, mas temporada 2020, que o ciclo havia terminado”, declarou.
A partir disso, Mauro entende que a culpa do momento atual é maior do dirigente do que os treinadores que passaram pelo clube no ano. Nesse sentido, ele ironizou uma frase recente do vice-presidente de futebol Denis Abrahão:
“Dirigentes que falam coisa do tipo ‘a torcida do Corinthians vai torcer para o Grêmio’, pelo amor de Deus. Você percebe o nível da coisa, as pessoas não têm qualificação para comandar o futebol. Então o presidente Romildo Bolzan e todos aqueles que ele colocou ali abaixo dele à frente do futebol são os grandes vilões aí, como também ficam as digitais do Renato, que participou no início desse processo”.
Mauro Cezar Pereira fez críticas à direção gremista – Foto: Reprodução/ESPNMesmo assim, o jornalista não acredita que o Grêmio, em caso de queda, vá repetir Cruzeiro e Vasco ficando mais de um ano fora da elite, principalmente por sua organização administrativa e financeira:
“Eu imagino que o Grêmio, se tiver o mínimo de competência, como é um clube estável na parte financeira, na gestão do clube, ele tenha condições de subir rapidamente, porque ele não tem os problemas que o Vasco tem e o Cruzeiro tem. Ele vai ter que parar, respirar fundo, dar uma oxigenada nesse elenco, abrir mão de jogadores caros, porque na segunda divisão a receita vai cair, mas o Grêmio tem uma condição de fazer algo organizado, sério para voltar à primeira divisão sem sustos”, encerrou o jornalista.
Para permanecer na Série A, o Grêmio precisa vencer o Atlético-MG em casa e torcer para que o Juventude perca em casa para o Corinthians e que o Bahia seja derrotado fora pelo Fortaleza. Todos os jogos da rodada final começam às 21h30 de quinta-feira.