Ciente da necessidade de fazer os pontos necessários nesta reta final de Brasileirão, o Grêmio convive com uma preocupação a mais e sabe que tem uma longa lista de atletas pendurados com dois amarelos. Qualquer nova advertência poderá gerar desfalque importante no momento chave da competição, faltando apenas cinco partidas para o término.
A lista, que conta também com o técnico Renato Portaluppi, tem Rodrigo Ely, Villasanti, Du Queiroz, Monsalve, Soteldo e Braithwaite. Na quarta-feira, 19h, diante do Juventude, na Arena, o time já não vai ter o zagueiro Jemerson, suspenso.
Atualmente, o Grêmio é o 12° colocado com 39 pontos. Depois de medir forças contra o Juventude no importante duelo da quarta-feira, o time ainda terá Cruzeiro (fora), São Paulo (em casa), Vitória (fora) e Corinthians (em casa) antes das férias.
Neste sábado, um jogo atrasado ampliou a pressão gremista na tabela, já que o Athletico venceu por 1×0 o Atlético-MG em casa e saiu da zona do rebaixamento, empurrando o Juventude, com 37 pts, para o 17° lugar. Por consequência, o Grêmio tem apenas dois pontos de vantagem sobre o Z4.
Contra o Juventude, o Grêmio vai ter um time mais ofensivo até pela necessidade de vitória. Renato, em sua última coletiva, adiantou que pretende escalar mais jogadores de frente. A dúvida é entre Cristaldo e Monsalve na criação no meio de campo.