Desde setembro de 2016 de forma ininterrupta no comando do Grêmio, o técnico Renato Portaluppi tem dado mostras da qualidade do seu trabalho nesta volta aos jogos. Desde então, já foram duas vitórias sobre o rival Inter, vaga na final do returno do Gauchão e um forte elogio do comentarista Fábio Sormani, do Fox Sports.
Nesta quinta-feira, o jornalista colocou Renato muito acima dos demais treinadores brasileiros e também de Eduardo Coudet, que, em quatro clássicos, perdeu três e empatou um em 2020:
“A gente tem um técnico brasileiro excelente, que é o Renato. Está dando uma surra no Coudet lá em Porto Alegre. Já destaquei aqui que o Coudet é uma grande contratação, é argentino e tudo mais. Mas não consegue ganhar do Renato. O Renato me parece um oásis nesse deserto de mediocridade entre os técnicos brasileiros. Tira ele, a gente não consegue ver nada”, disse Sormani.
A declaração foi dada um dia depois da vitória do Grêmio de 2×0 sobre o Inter, na Arena, gerando o título do returno do estadual e ampliando a invencibilidade para nove clássicos.