
O jornalista colorado Fabiano Baldasso protestou no Twitter contra a ausência de punição ao Grêmio pelo caso de um torcedor supostamente imitando macaco, na arquibancada do Beira-Rio, antes do Gre-Nal adiado pela primeira fase do Gauchão. Nesta segunda-feira, o TJD-RS julgou os fatos da partida e não puniu o tricolor sobre o episódio que segue abaixo em vídeo:
Um torcedor do Grêmio imitou um macaco para a torcida do Internacional.
(🎥: @maiordosul1909i) pic.twitter.com/e3INIk54ae
— Internacional TimeLine (@InterTimeLine) February 27, 2022
“Inter foi multado por torcedores terem dado cabeçadas nas cadeiras atiradas pela torcida do Grêmio. Torcedor gremista imitando macaco não trouxe punição ao Grêmio por ser “caso isolado”. O do Brasil de Pelotas também não era? Parabéns, TJD! Vcs se superam!”, protestou Baldasso.
Inter foi multado por torcedores terem dado cabeçadas nas cadeiras atiradas pela torcida do Grêmio. Torcedor gremista imitando macaco não trouxe punição ao Grêmio por ser “caso isolado”. O do Brasil de Pelotas também não era? Parabéns, TJD! Vcs se superam!
— Baldasso (@FabianoBaldasso) March 21, 2022
De acordo com o UOL, o Tribunal concordou que o fato demonstrado era racismo, mas não puniu o Grêmio por se tratar de caso individual e por demonstrar ter tido dúvida a respeito da data da realização do vídeo.
Em relação à responsabilização pelo ataque ao ônibus do Grêmio, o Inter foi punido no valor de R$ 100 mil por deixar de garantir segurança ou tomar providências para prevenir desordens. A outra punição ao Inter foi na questão do arremesso de cadeiras entre as torcidas. Houve discordância dos auditores do TJD-RS na votação, mas o time colorado acabou punido com R$ 50 mil, enquanto o Grêmio acabou absolvido por falta de provas.