Perto de anunciar a contratação do técnico português Pedro Caixinha para a vaga deixada por Renato Portaluppi, o Grêmio deve passar por uma transformação importante em sua metodologia de futebol a partir de 2025, privilegiando jovens e reduzindo a utilização de atletas mais “cascudos”. As informações são do comentarista da Rádio Gaúcha e colunista Cesar Cidade Dias, o “CCD”.
Um dos nomes cotados para ter mais protagonismo é o atacante Nathan Fernandes, que chegou a ser pretendido pelo Bragantino na gestão de Caixinha no primeiro semestre de 2024. Já o goleiro Marchesín e o centroavante Braithwaite despontam como líderes do grupo.
“As primeiras informações dão conta que o time utilizará atletas mais jovens, abrindo mão de parte dos cascudos. As categorias de base também terão mais espaço. Do grupo atual, Arezo, Aravena e Monsalve vão receber um tratamento especial e devem começar recebendo mais oportunidades”, comentou Cidade Dias, antes de acrescentar:
“As lideranças dentro de campo deverão ficar com os experientes Braithwaite e Marchesín, que ganharam durante o ano a confiança do torcedor. João Pedro, Nathan Fernandes e, até mesmo, Pepê são vistos como atletas que podem crescer com a nova forma de trabalho da comissão técnica”.
A participação do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior no começo de janeiro, sob comando do novo técnico Fabiano Daitx, também será observada com atenção. Nomes já conhecidos da torcida como Igor Serrote, Gabriel Mec e Jardiel estão no grupo para a disputa da tradicional competição de base.
Grêmio ainda precisará resolver caso de medalhões
Até o momento, o Grêmio não resolveu ou se pronunciou oficialmente sobre a situação de jogadores experientes com contrato por encerrar, casos de Reinaldo, Soteldo, Diego Costa, Rodrigo Caio e Rafael Cabral. Com a confirmação da nova comissão técnica, a direção deverá dar andamento caso a caso antes da entrada de 2025.