Na rodada que até os próprios gremistas reconhecem ter sido a mais difícil da Libertadores de 2017, o Botafogo mostrou muita bravura, valentia e bom futebol para tentar barrar aquele que viria a ser o campeão. Fez o Grêmio sofrer, mas não eliminou o tricolor e viu de longe o time gaúcho se sagrar tri do continente.
A derrota segue incomodando o técnico Jair Ventura, que, de lá para cá, não repetiu no Santos e no Corinthians o bom trabalho no alvinegro carioca. Ao Fox Sports, manteve a opinião de que, naquela ocasião, o Botafogo foi “melhor” que o Grêmio.
“Tive que rever esse jogo na pandemia. Nesse dia eu perdi o sono. Grêmio tinha um timaço. Arthur fez um jogaço no Rio, não à toa foi para o Barcelona e agora Juventus. Tínhamos nossa qualidade, time estava encaixado. Sabíamos bem o que fazer com a bola. Pimpão disse que poderíamos dar mais dificuldades ao Real. Naquele jogo, fomos melhores que o Grêmio. O próprio Renato disse. Mas perdemos”, afirmou Jair, antes de completar:
“Fica aquela sensação (de que o Botafogo poderia ter vencido a Libertadores) pelo momento que vivíamos, pelo ano. Trabalho foi excepcional. Fomos à semifinal da Copa do Brasil, quartas da Libertadores, de onde saiu o campeão. Os jogos seguintes do grêmio. Passou fácil do Barcelona-EQU, goleada sobre o Lanús na final. Havia a possibilidade muito grande de chegarmos ao título. Mas prever o futuro é muito grande. Quem consegue, está rico (risos)”.
Depois de empatar em 0x0 na ida no Rio de Janeiro, o Grêmio venceu por 1×0 na volta com gol de cabeça de Lucas Barrios. Em seguida, bateu Barcelona-EQU e Lanús para ficar com o título. Jair Ventura, atualmente, está sem clube.