Sempre lembrado com muito carinho pela torcida do Inter e elogiado constantemente pela direção do clube, o meia Oscar, hoje com 33 anos, enfim se despediu do Shanghai Port, da China, após oito temporadas na mesma equipe. O seu último jogo ocorreu na terça, no empate em 1×1 com o Gwangju pela Liga dos Campeões da Ásia – o brasileiro fez gol de pênalti e caiu no choro após o jogo.
Oscar, que disputou a Copa do Mundo de 2014, chegou ao futebol chinês em 2017 após ser negociado pelo Chelsea, da Inglaterra. Na ocasião, o valor de compra girou por volta de 52 milhões de libras (R$ 218 milhões na cotação de dezembro de 2017).
After the CFA Cup final, Shanghai Port fans chanted “Oscar stay!” Oscar, who played for the team for eight seasons, covered his face and cried. Will this be his last dance in China?pic.twitter.com/7JOoY3ImDt
— HOTPOT FOOTBALL (@HotpotFootball) December 6, 2024
Oscar, nos próximos dias, deve retornar ao Brasil para passar as festas de fim de ano ao lado de família e amigos. Mas o seu destino no futebol é incerto. Ele segue tendo mercado no exterior, mas ao mesmo tempo pode decidir ir para a parte final da carreira voltando ao futebol brasileiro. E aí o Inter, que é um interessado, ganharia força.
“O Oscar tem contrato até novembro e está trabalhando para definir o seu futuro. A gente tem respeitado sempre isso. Ele está sempre no nosso radar. A gente já teve contato em outros momentos. Ele sempre manifestou o seu carinho pelo clube, seja por contatos ou por redes sociais. Como tem outros jogadores que estão na mesma situação de estarmos sempre acompanhando”, disse o presidente colorado Alessandro Barcellos, em outubro, ao jornalista Fabiano Baldasso.
Oscar pelo Inter
Dono de uma técnica refinada e futebol dinâmico no setor de meio, Oscar atuou entre as temporadas de 2010 e 2012 no Inter, época em que faturou a Recopa Sul-Americana de 2011 e os Gauchões de 2011 e 2012 antes de ser vendido ao Chelsea. Ao longo do seu período na China, também chegou a ser alvo de negociações com o Flamengo. Antes de chegar ao Beira-Rio, ele defendia o São Paulo.