Uma informação repercutida pelos jornalistas Paulo Pires e Thaigor Janke, do Grupo Bandeirantes, agitou a torcida colorada nas últimas horas desta quinta-feira. Segundo eles, a Fifa ainda está buscando uma nova sede para fazer o Mundial de Clubes e o Rio de Janeiro já teria se candidatado, o que poderia fazer o Inter herdar uma das vagas no torneio.
Na interpretação feita pelos dois comunicadores, o Inter entraria por ter sido o atual vice-campeão nacional desde que o Flamengo vença a Libertadores – ele disputa a semi com o Barcelona de Guayaquil e na outra chave tem os também brasileiros Atlético-MG e Palmeiras.
#MundialDeClubesFIFA@SCInternacional, como vice-brasileiro, pode disputar Mundial de Clubes 2021,se a competição acontecer no Brasil.
O Rio de Janeiro está se candidatando para ser a sede.#Inter precisa torcer para o Rio ser confirmado e o @Flamengo vencer Libertadores 2021.
— Paulo Pires (@PauloPiresBand) September 16, 2021
Veja as informações dadas por Thaigor Janke em seu canal do YouTube:
No entanto, uma outra interpretação feita pelo também jornalista Allan Simon, no Twitter, deixa claro que o atual regulamento usado pela Fifa para realizar os Mundiais impede a presença de dois clubes do mesmo país. Na leitura feita por ele, caso o torneio venha para o Brasil, o Barcelona-EQU seria o time convidado por estar na semi da Libertadores.
“Gente, esse é o regulamento da última edição do Mundial de Clubes. Está claro: não pode dois times da mesma associação (nacional). O campeão nacional do país-sede perde a vaga caso o campeão continental também seja do país-sede. Ela vai para o melhor estrangeiro do continental”, escreveu Simon.
Veja as suas explicações:
Gente, esse é o regulamento da última edição do Mundial de Clubes. Está claro: não pode dois times da mesma associação (nacional). O campeão nacional do país-sede perde a vaga caso o campeão continental também seja do país-sede. Ela vai para o melhor estrangeiro do continental. pic.twitter.com/VnBQt546oL
— Allan Simon (@allansimon91) September 16, 2021
Perfeito! Teria que haver uma canetada absurda para impedir, mas é garantido que sim. Ou ele entra na semi como campeão da Libertadores, ou entra na fase preliminar substituindo o que seria o campeão nacional.
— Allan Simon (@allansimon91) September 16, 2021
O Inter, vale lembrar, participou de dois Mundiais em sua história. No primeiro deles, marcou época ao ser campeão em 2006 vencendo o Barcelona por 1×0. Quatro anos depois, fracassou na semifinal perdendo para o desconhecido Mazembe.