A grande temporada da base colorada começa a dar frutos para alguns dos integrantes do time sub-20, que fechou a tríplice coroa ao vencer o Gauchão, o Brasileirão e a Supercopa do Brasil. Nesta terça-feira, em comunicado oficial, o clube avisou a “subida” do zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara (foto), o volante Matheus Dias e o atacante Nicolas – eles se juntarão a atletas que já haviam sido promovidos na temporada passada, casos do goleiro Anthoni e dos atacantes Juan Cuesta e Matheus Cadorini.
Na nota oficial divulgada, o clube também soltou declarações do executivo de futebol Paulo Bracks, do presidente Alessandro Barcellos e do vice de futebol Emilio Papaléo:
Paulo Bracks: “São atletas que já vinham sendo observados, assim como todos os outros do elenco. Entendemos que estão aptos para o período de transição e irão começar o ano com o grupo principal. Outros jovens também podem seguir o mesmo caminho. Trata-se de um processo natural e conforme vão mostrando trabalho na base e vão aparecendo oportunidades no principal, iremos abrindo caminho. É normal que exista uma ansiedade pela subida de vários atletas, pelo ano extremamente vitorioso dentro de campo, mas somos muito criteriosos e cautelosos, pois a queima de etapa pode ser prejudicial. Mas o mais importante e que pode ser visto é que desde o nosso primeiro dia de trabalho estamos dando muita atenção e valorização para a nossa base”
Emilio Papaléo: “Nosso trabalho tem muita integração entre base e profissional. É um intercâmbio constante de informações, possibilitando melhor avaliação e aproveitamento dos jovens. Assim como Cadorini subiu e deu resultado ano passado, agora vamos possibilitar que mais jovens apareçam e tenham a oportunidade de mostrar trabalho nos treinos do dia a dia e buscar oportunidade”
Alessandro Barcellos: “Historicamente, a instituição sempre utilizou atletas formados em casa, o sucesso do time nos próximos anos passa pelo desenvolvimento das categorias de base. As conquistas refletem o caminho que está sendo trilhado”
FICHA DOS ATLETAS:
Tiago Barbosa
Nascimento: 12/02/2001
Local: Belo Horizonte/MG
Tiago Barbosa, tem 20 anos e está no Internacional desde maio de 2019. O zagueiro foi campeão da Copa São Paulo, em 2020, e em 2021 venceu o Gauchão, Brasileiro e a Supercopa, tendo atuado em 28 jogos.
Thauan Lara
Nascimento: 22/01/2004
Local: Porto Alegre/RS
Thauan Lara tem 17 anos, mesmo assim já atua na equipe sub-20 do Internacional, onde é o titular da lateral-esquerda. No clube desde os 9 anos, Lara já foi convocado para a seleção brasileira sub-15 e sub-17. Em 2021 fez 4 jogos e marcou duas vezes pela equipe sub-17, pela equipe sub-20 foi semifinalista da Copa do Brasil, campeão gaúcho, do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Jogou 27 partidas e tem 8 gols marcados.
Matheus Dias
Nascimento: 09/05/2002
Local: São Paulo/SP
O volante Matheus Dias tem 19 anos e chegou ao Internacional em 2021. Foi campeão Gaúcho, do Brasileirão e da Supercopa. Atuou em 29 jogos da temporada e marcou 4 gols, um deles decisivo na final do Brasileirão.
Nicolas
Nascimento: 04/06/2001
Local: Santa Cruz do Sul/RS
O atacante Nicolas tem 20 anos e está no Internacional desde 2017. Foi campeão da Copinha 2020 e ganhou este ano o seu terceiro gauchão. Em 2021 foi campeão também do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Nicolas atuou em 20 jogos e marcou três gols.
Juan Cuesta
Nascimento: 09/02/2002
Local: Medellín/Colômbia
O colombiano Juan Cuesta, 19 anos, chegou ao Internacional no inicio de 2021. Atuando pela base colorada, o atacante fez 17 jogos e marcou 6 gols. Cuesta foi campeão brasileiro, marcando um dos gols contra o São Paulo na partida de ida da final da competição.
Matheus Cadorini
Nascimento: 01/09/2002
Local: Taubaté/SP
O centroavante Matheus Cadorini tem 19 anos e chegou à base do Internacional no segundo semestre de 2020, quando disputou quatro jogos e marcou dois gols. Em 2021 marcou 15 gols em 23 jogos, foi artilheiro da Copa do Brasil Sub-20 e campeão Brasileiro Sub-20.
Anthoni
Nascimento: 23/01/2002
Local: Canela/RS
O goleiro Anthoni tem 19 anos e desde os 8 anos de idade joga na base colorada. No seu currículo conta com a conquista de seis gauchões, além do Brasileirão Sub-20 e a Supercopa Sub-20, ambas conquistadas este ano. Em 2021 atuou em 18 partidas.